Pedagogia Empreendedora: Criando empresários para o futuro
Consultoria . Educação

Pedagogia Empreendedora: Criando empresários para o futuro

Por Gisela Guimarães

A formação de uma cultura empreendedora para ser efetiva em uma sociedade precisa ser cultivada desde a infância. Algumas escolas públicas do país têm adotado a chamada  pedagogia empreendedora nos ensinos médio e fundamental. O objetivo é estimular na criança a capacidade de ser o mais autônoma possível na sua trajetória de vida.

 

O que é a pedagogia empreendedora?

Trata-se de um método de ensino dos princípios do empreendedorismo para crianças e jovens. É vinculada a tecnologias de desenvolvimento local, sustentável, tendo como alvo não apenas o indivíduo, mas toda a comunidade. Em São José (SP), cidade notória pela cultura de inovação tecnológica, o método já é aplicado  há doze anos.

 

Como funciona?

Coordenadores, funcionários e professores são treinados no método e desenvolvem meios para aplicar da forma mais didática os conceitos apreendidos. Após o treinamento os alunos são introduzidos aos princípios básicos do empreendedorismo. A matéria pode ser incorporada a rotina do aluno de acordo com a determinação da escola, pode ser através de uma matéria específica, ou diluída em outras matérias.

Após esse primeiro contato, o aluno é levado a uma experiência prática com que aprenderam. Ao final, cada estudante desenvolve um plano de negócios e um protótipo de um produto. Para os desejam dar segmento ao projeto, em algumas cidades, existe um laboratório para apoiar o desenvolvimento da ideia. O aluno tem um papel de protagonismo em todo o processo, e é constantemente estimulado a planejar o seu futuro e como pretende alcançar cada meta.

 

Empresários do futuro

Os primeiros anos da infância têm um impacto significativo no adulto que a criança irá se tornar. A existência de projetos como esse pode tem efeito significativo na cultura empresarial do nosso país ao estimular a habilidade natural de alguns para o empreender e criar inovação. Naturalmente toda a comunidade se beneficia do desenvolvimento desses jovens.

Somos uma empresa focada em transformar negócios.

Conheça os nossos
serviços de Consultoria

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Eu escolho a cada dia ser parte dessa equipe motivado por uma cultura de desafios constantes, ambiente agradável e valores éticos de uma empresa que preza por seus clientes e colaboradores."

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

Formada em Economia e colaboradora da Stegia entre 2018 e 2019.

"O que me encanta e me faz querer estar aqui é a possibilidade de contribuir diariamente com uma empresa inovadora, ética e competente!"

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

Sócio fundador da Stegia.

"O que me encanta na Stegia é a percepção que  tenho de que todas as pessoas estão empenhadas no desenvolvimento da empresa."

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Poder colaborar com uma equipe totalmente alinhada e determinada a construir processos de aperfeiçoamento para impactar os negócios dos nossos clientes e nosso ambiente de trabalho, me faz querer ser um 'stegiário'!"

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

Sócio fundador e idealizador da Stegia.

"A Stegia foi pensada para fornecer serviços e tecnologia para um mercado em plena expansão."

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

 Formada em publicidade e propaganda, foi colaboradora da EQS Negócios entre 2017 e 2019.

"Amo escrever e ajudar os outros a contarem suas histórias."

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

 Formada em administração de empresas e  colaboradora da Stegia desde 2017.

"Além de uma cultura organizacional 'diferentona' que proporciona o melhor ambiente de trabalho, a Stegia me desafia, todos os dias, a entregar as melhores soluções em tecnologia. Adoro isso!"


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados


Receba nossas novidades