Consultoria

Pedagogia Empreendedora: Criando empresários para o futuro

Pedagogia Empreendedora: Criando empresários para o futuro

A formação de uma cultura empreendedora para ser efetiva em uma sociedade precisa ser cultivada desde a infância. Algumas escolas públicas do país têm adotado a chamada  pedagogia empreendedora nos ensinos médio e fundamental. O objetivo é estimular na criança a capacidade de ser o mais autônoma possível na sua trajetória de vida.

 

O que é a pedagogia empreendedora?

Trata-se de um método de ensino dos princípios do empreendedorismo para crianças e jovens. É vinculada a tecnologias de desenvolvimento local, sustentável, tendo como alvo não apenas o indivíduo, mas toda a comunidade. Em São José (SP), cidade notória pela cultura de inovação tecnológica, o método já é aplicado  há doze anos.

 

Como funciona?

Coordenadores, funcionários e professores são treinados no método e desenvolvem meios para aplicar da forma mais didática os conceitos apreendidos. Após o treinamento os alunos são introduzidos aos princípios básicos do empreendedorismo. A matéria pode ser incorporada a rotina do aluno de acordo com a determinação da escola, pode ser através de uma matéria específica, ou diluída em outras matérias.

Após esse primeiro contato, o aluno é levado a uma experiência prática com que aprenderam. Ao final, cada estudante desenvolve um plano de negócios e um protótipo de um produto. Para os desejam dar segmento ao projeto, em algumas cidades, existe um laboratório para apoiar o desenvolvimento da ideia. O aluno tem um papel de protagonismo em todo o processo, e é constantemente estimulado a planejar o seu futuro e como pretende alcançar cada meta.

 

Empresários do futuro

Os primeiros anos da infância têm um impacto significativo no adulto que a criança irá se tornar. A existência de projetos como esse pode tem efeito significativo na cultura empresarial do nosso país ao estimular a habilidade natural de alguns para o empreender e criar inovação. Naturalmente toda a comunidade se beneficia do desenvolvimento desses jovens.

Continuar lendo

Inova Simples, mais facilidade na criação de startups e negócios inovadores
O impacto dos aplicativos de delivery no segmento de alimentação

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Compartilhar

Assinatura

Compromisso flexível: contratos mensais, sem fidelização.

Suporte

Cobertura completa: atendimento remoto em todo o território nacional.

Propósito

Soluções sob medida: serviços personalizados para atender às necessidades únicas da sua empresa.