Tecnologia
Controlar rotinas e processos dentro de um negócio é sempre um desafio, especialmente naqueles que possuem alta rotatividade de equipe.
Mas com esses processos mapeados e organizados é possível padronizar resultados e evitar desvios de processo, além do grande ganho de tempo de ter todos os processos em um único lugar, onde diferentes membros da equipe podem gerenciar processos juntos, permitindo ao gestor ter uma visão geral do processo.
O que é Kanban?
Kanban é uma metodologia que utiliza cartões para indicar o progresso permitindo ter uma visão geral de cada uma das etapas.
Esse método de origem japonesa — desenvolvida pela Toyota na década de 60 — permite distribuir diversas tarefas dentro de um único painel. Cada tarefa é transformada em um card (cartão) e distribuído em colunas que organizam as etapas do processo

Legenda: Organização tradicional do kanban
Uma das grandes vantagens é ser um método totalmente visual e intuitivo o que simplifica o seu entendimento e agilizam a gestão e acompanhamento!
“Vou ter que encher a parede da minha empresa de notas adesivas?”A boa notícia é que não. |
Gestão digital das tarefas
Graças a tecnologia — obrigado século XXI — o kanban ganhou uma nova roupagem digital que permite a gestão de diversos membros em tempo real de qualquer lugar, além possibilidade de integrar com diversos sistemas.
O Pipefy é um ótimo exemplo de sistema de kanban para gerenciar demandas, mas que vão muito além de um simples painel de cards dispostos em uma tela.
Que processos eu posso gerenciar assim?
(A resposta é todas, próxima pergunta! hahaha)
Parece exagero, mas o esse tipo de painel nos permite gerenciar qualquer tipo de rotina, tendo apenas como pré-requisito o mapeamento da rotina.
Ou seja, processos de qualquer tipo — financeiros, de recursos humanos, marketing, vendas, TI — podem ser mapeados, organizados e separados em etapas para posteriormente estarem dispostos em um painel kanban.
E quais são as vantagens?

Legenda: Tela de um painel do Pipefy | Fonte: Pipefy
Padronização de processos
O primeiro e mais claro é que se bem mapeado, a utilização de kanban dentro do Pipefy permite a criação de uma rotina eficiente que evita que etapas sejam esquecidas ou ignoradas.
Aumento da produtividade
Esse tipo de padronização permite ganho de tempo, uma vez que todas as etapas estão apresentadas e não podem ser desviados. É possível ainda controlar o tempo em diversas demandas, além de notificar os responsáveis.
Maior foco da equipe
Como é possível estabelecer cronogramas, limites para cada etapas e notificação dos responsáveis em cada etapa em um único lugar, isso faz com que os membros da equipe se atentem ao processo definido.
Além disso, ainda é possível assinalar o que está atrasado o que prioridade e data limite para qualquer etapa.
Redução de gargalos e atividades desnecessárias
Com todas as etapas mapeadas, a equipe operacional pode manter-se focada na sua demanda, sem a necessidade alto investimento treinamento.
Com isso, é possível observar gargalos no processo, entender por que atrasos acontecem e buscar tornar sua equipe mais eficiente.
Parece legal, mas funciona?
Podemos afirmar que sim, pois nossa equipe utiliza sistemas de kanban a muito tempo e o Pipefy a cerca de três anos. Nos tornamos cada vez mais eficientes e hoje menos de 30% dos nossos processos estão organizados em manuais — mais de setenta de forma digital e automatizada.
Isso simplifica a vida dos gestores de equipe, permitindo acompanhar cada demanda em detalhes. Torna nossos contratos mais eficientes, uma vez que sabemos o tempo necessário para execução de cada tarefa.
As utilizações para o Pipefy são praticamente infinitas, atualmente diversos clientes utilizam a ferramenta para gerenciar diversos tipos de rotinas, entre elas: vendas, atendimento e suporte, gestão de pedidos, processo de contratação, contas a pagar e receber, e ainda tem mais ...
Podemos dizer que por aqui, todos amam o Pipefy ♥A Stegia é uma empresa que valoriza a inclusão: todas as nossas vagas estão abertas a pessoas com deficiência.
Somos uma empresa focada em transformar negócios. |
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Nathan Gratão
Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.
"Eu escolho a cada dia ser parte dessa equipe motivado por uma cultura de desafios constantes, ambiente agradável e valores éticos de uma empresa que preza por seus clientes e colaboradores."

Nathan Gratão
Formada em Economia e colaboradora da Stegia entre 2018 e 2019.
"O que me encanta e me faz querer estar aqui é a possibilidade de contribuir diariamente com uma empresa inovadora, ética e competente!"

Nathan Gratão
Sócio fundador da Stegia.
"O que me encanta na Stegia é a percepção que tenho de que todas as pessoas estão empenhadas no desenvolvimento da empresa."

Nathan Gratão
Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.
"Poder colaborar com uma equipe totalmente alinhada e determinada a construir processos de aperfeiçoamento para impactar os negócios dos nossos clientes e nosso ambiente de trabalho, me faz querer ser um 'stegiário'!"

Nathan Gratão
Sócio fundador e idealizador da Stegia.
"A Stegia foi pensada para fornecer serviços e tecnologia para um mercado em plena expansão."

Nathan Gratão
Formada em publicidade e propaganda, foi colaboradora da EQS Negócios entre 2017 e 2019.
"Amo escrever e ajudar os outros a contarem suas histórias."

Nathan Gratão
Formada em administração de empresas e colaboradora da Stegia desde 2017.
"Além de uma cultura organizacional 'diferentona' que proporciona o melhor ambiente de trabalho, a Stegia me desafia, todos os dias, a entregar as melhores soluções em tecnologia. Adoro isso!"