Repensando a rotina: Aproveite o melhor de cada membro da sua equipe.
Consultoria . Equipes . Processos . RH . Tecnologia

Repensando a rotina: Aproveite o melhor de cada membro da sua equipe.

Por Nathan Gratão

Já parou para pensar como novos funcionários, muitas vezes, chegam motivados e com o passar do tempo acabam perdendo esse interesse? Uma rotina maçante e burocrática está entre os maiores causadores dessa perda de interesse do funcionário.

A rotina é tão nociva assim?

A rotina, como tudo na vida, tem vantagens e desvantagens. Tarefas realizadas de forma repetitiva e contínua permitem a padronização e manutenção de processos diários, fundamentais para bom funcionamento do negócio. Um bom exemplo são as redes franqueadoras, onde cada processo tem que ser seguido sempre da mesma forma para manutenção de padrões, a fim de que clientes atendidos em quaisquer uma das suas unidades possam receber atendimento, produto ou serviço o mais semelhante possível.

Por outro lado, como foi dito, a rotina excessiva e burocrática tende a deixar funcionários desmotivados e sem interesse com seu negócio ou com a função que executam. Deste modo é preciso rever os processos para melhorar a produtividade do funcionário sem a perda na qualidade e padrão.

Como usar a rotina ao seu favor ?

A mudança mais simples a ser tomada é a eliminação de processos mecânicos que sugam tempo e energia do seu funcionário (consequentemente do seu negócio). Mas, eliminar esses processos não significa que eles não serão mais executados.

Mapear processos

Antes de tudo é preciso conhecer os processos que fazem parte do dia adia da sua empresa, ou seja, entender o que cada funcionário faz, como faz e quando faz. Além de entender quais desses processos dependem de outras pessoas e equipes, como eles devem receber ou enviar as informações para executar sua função.

Eliminar processos desnecessários

Entendido todos os processos, a próxima etapa é analisar se estes processos são realmente funcionais, quais podem ser simplificados, melhorados ou eliminados. Quais etapas são fundamentais e quais dispensáveis para a boa execução das tarefas.

Automatizar processos

A próxima etapa é analisar, dentre os processos restantes, quais podem ser automatizados através de algum sistema, ferramenta ou solução. Em seguida reformular os processos já mapeados e então implementá-los.

É importante ressaltar que ideias e processos novos tendem a gerar resistência, principalmente nos funcionários mais antigos, e que existe uma curva de aprendizado das novas ferramentas e rotinas que devem ser previstas e respeitadas.

Uma última dica...

Dê o exemplo! Se mudanças precisam ser feitas dentro do seu negócio, você deve ser o primeiro a adotá-las e cobrá-las de seus colaboradores.

 

Somos uma empresa focada em transformar negócios.

Conheça os nossos
serviços de Consultoria

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Eu escolho a cada dia ser parte dessa equipe motivado por uma cultura de desafios constantes, ambiente agradável e valores éticos de uma empresa que preza por seus clientes e colaboradores."

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Formada em Economia e colaboradora da Stegia entre 2018 e 2019.

"O que me encanta e me faz querer estar aqui é a possibilidade de contribuir diariamente com uma empresa inovadora, ética e competente!"

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Sócio fundador da Stegia.

"O que me encanta na Stegia é a percepção que  tenho de que todas as pessoas estão empenhadas no desenvolvimento da empresa."

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Poder colaborar com uma equipe totalmente alinhada e determinada a construir processos de aperfeiçoamento para impactar os negócios dos nossos clientes e nosso ambiente de trabalho, me faz querer ser um 'stegiário'!"

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Sócio fundador e idealizador da Stegia.

"A Stegia foi pensada para fornecer serviços e tecnologia para um mercado em plena expansão."

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

 Formada em publicidade e propaganda, foi colaboradora da EQS Negócios entre 2017 e 2019.

"Amo escrever e ajudar os outros a contarem suas histórias."

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

 Formada em administração de empresas e  colaboradora da Stegia desde 2017.

"Além de uma cultura organizacional 'diferentona' que proporciona o melhor ambiente de trabalho, a Stegia me desafia, todos os dias, a entregar as melhores soluções em tecnologia. Adoro isso!"


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados


Receba nossas novidades