Consultoria

Consultoria de verdade: da gemba ao c-level

Consultoria de verdade: da gemba ao c-level

Antes de tudo vamos começar entendendo o que são esses termos que podem não ser muito familiares a algumas pessoas, caso você não conheça os termos clique aqui.

A consultoria "only c-level"

O perfil mais comum de consultoria, é o que podemos chamar de consultoria "only c-level" ou consultoria restrita aos diretores e gestores. 

É comum, quando pensar em consultoria, a primeira imagem que nos vem a cabeça ser a de vários executivos engravatados, sentados em uma sala, com um monte de gráficos espalhados pela mesa — como confirma uma pesquisa rápida no Google imagens.

Captura de tela de uma pesquisa por "Consultoria" no Google imagens Legenda: Captura de tela de uma pesquisa por "Consultoria" no Google imagens 

 Essa percepção se confirma por que grande parte consultorias leva em consideração as percepções do negócio a partir da visão restrita dos diretores. Juntos eles pensam toda a rotina do negócio, tomam a decisão e repassam para as equipes táticas e operacionais.

O problema 

O maior gargalo nesse modelo de consultoria é que todas as decisões chegam aos funcionários de forma impositiva e desconsiderando quem está no dia a dia da operação, em contato direto com problema. Isso faz com que as mudanças sejam na maior parte das vezes, pouco eficazes, abandonadas após um curto período de tempo ou nem são realmente implantadas.

Isso não quer dizer que as decisões tomadas pelos diretores estão totalmente erradas, mas, faltam informações para tornar as decisões mais eficazes. Ajustes na implantação, mesmo que pequenos, podem mudar totalmente o sucesso do uma proposta.

Vamos a gemba?

Chegou a hora de levantar a bunda da cadeira, sair do ar-condicionado e ir falar com quem está lidando diretamente com dia a dia.

A Consultoria "Onipresente"

Perdoem o trocadilho acima, mas, ideia é estar em contato com o maior número de envolvidos no dia a dia do negócio — estratégico, tático e operacional — tendo diversas visões distintas do mesmo problema, para encontrar a verdadeira raiz dele, e definir ações que unam o resultado esperado ao procedimentos necessários para alcançá-lo.

Pronto para uma transformação do seu negócio?
 Conheça nossa consultoria

Desda forma, muito mais que pensar em metas, podemos realizar mudanças simples nos permitem atuam em gargalos — que passariam despercebidos pelo modelo tradicional. Essas simples mudanças tem, de modo geral, uma menor necessidade de investimento financeiro e de tempo.

Então o foco fica somente nos pequenos ajustes?

Ao contrário, como o problema é analisado de diversos parâmetros é possível montar um plano de ação mais escalonável, visando resultados de curto, médio e longo prazo. Ao mesmo tempo em que leva em consideração outros fatores, a necessidade investimento de capital, o tempo de adaptação dos envolvido, treinamento, sistemas e outros fatores que tornam mais inteligente a estruturação do projeto.

 

Apêndice: O que é c-level e gemba

O que são cargos c-level?

C-level é o nome dado ao grupo formado pelos cargos executivos mais altos de um negócios. Esses cargos são conhecidos assim por carregar o “C”— abreviação da palavra em inglês Chief— no início de suas siglas. 

Entre os cargos mais conhecido estão:

  • CEO — Chief Executive Officer , relativo a Diretor Executivo;
  • CFO — Chief Financial Officer ou Diretor Financeiro;
  • CPO — Chief People Officer, que poder o Diretor de pessoas, gestor de RH ou relativos;
  • CMO — Chief Marketing Officer, Diretor de comunicação ou de marketing;
  • COO — Chief Operating Officer, ou Diretor de operações.

O que é gemba?

Gemba é uma expressão de origem japonesa que significa “local real”, onde as coisas — o problemas — realmente acontecem. Gemba é o que chamamos comumente de "o chão de fábrica", o operacional, o dia a dia do negócio.

Continuar lendo

Como tornar o controle de pontos mais eficiente? 
Kanban: uma forma ágil e simples de controlar qualquer rotina

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Compartilhar

Assinatura

Compromisso flexível: contratos mensais, sem fidelização.

Suporte

Cobertura completa: atendimento remoto em todo o território nacional.

Propósito

Soluções sob medida: serviços personalizados para atender às necessidades únicas da sua empresa.