Consultoria

Planejamento eficiente: dicas para começar 2020 com o pé direito

Planejamento eficiente: dicas para  começar 2020 com o pé direito

Recentemente falamos um pouco sobre indicadores de vendas, que podem te auxiliar em uma melhor estruturação financeira e na real compreensão do seu negócio. Além de entender o estado atual, esses indicadores podem te ajudar a planejar, por isso daremos hoje algumas dicas de como estruturá-los.

Montando um planejamento

Alguns aspectos básicos devem sempre ser considerados no momento da construção de um planejamento:

  • Análise o estado atual do negócio;
  • Assinale o que deve ser alcançado; 
  • Estabeleça os prazos para o cumprimento do objetivo;
  • Defina o que deve ser feito para alcançar esse novo status.

Quando elaborar um planejamento?

O melhor momento para planejar é sempre aquele que antecede o problema, ou que busca combatê-lo em seu estado inicial. Pois, para construção de um plano realmente eficiente é fundamental tomada de decisões embasadas em dados reais e com calma, sem a influência do sentimento de urgência, ou necessidade do combate a uma crise.

Justamente por isso estar na maior parte do tempo ciente do estado atual do seu financeiro acaba sendo fundamental. Somente com dados confiáveis é possível tomar decisões assertivas, com menor interferência de aspectos pessoais ou especulações.

Empresas que planejam e executam seus passos tendem a diminuir a possibilidade de erros em suas decisões no percurso, uma vez que o trabalho está focado em prevenir, não em remediar.

Como ter um planejamento mais assertivo?

Um planejamento só se torna mais eficiente, quando se tem dados reais do negócio e sua assertividade só aumenta conforme o uso, quando se começa a aprender com os erros.

Acompanhe o histórico de indicadores, monte planilhas para salvar o histórico (a análise dele permitirá refinar o planejamento e a definição de metas) e realizar o acompanhamento diário do desempenho. Com essas informações em mãos, defina previsões anuais e mensais, baseadas no histórico, nas necessidades, na conjuntura macroeconômica e nas estratégias adotadas.

Serviços como a terceirização do financeiro, oferecidos pela Stegia, fazem com que custos e receitas estejam melhor organizados, sem necessidade de conhecimento da área financeira. Assim você tem o tempo de focar em construir um planejamento mais eficiente, já com dados reais na mão.

Conforme a empresa adquire mais experiência e maior volume de dados, o planejamento fica mais real e consistente. No entanto, há uma ressalva: não se deixe cegar pelo planejamento estabelecido. A observação do ambiente externo e interno deve ser uma constante no redirecionamento da equipe, levando-se em consideração sua capacidade de antecipação.


Dicas que podem te auxiliar a montar um planejamento mais eficaz

Existem alguns aspectos que muitas vezes não são lembrados na hora de pensar em um planejamento, aqui vão algumas dicas que acreditamos ser fundamentais para melhorar a sua eficácia.

Envolva sua equipe

Para que um planejamento seja realmente eficiente é necessária a colaboração de todos os envolvidos em sua execução. Levante necessidades e oportunidades de melhoria para a empresa. Procure sempre manter sua equipe alinhada, envolvida e comprometida com a missão e os objetivos.


Planeje em todos os níveis

Quem nunca fez aqueles planos de mudar de vida no fim do ano que nunca que se cumprem? E por que nunca se cumprem? Primeiramente, porque na maioria das vezes focamos apenas em estabelecer metas grandes ou potencialmente inacessíveis.

Isso também pode acontecer com o seu negócio. Um planejamento detalhado pode resolver esse problema, estabelecendo metas menores, submetas… até chegar a tarefas diárias que serão mais fáceis de serem resolvidas.

Resumido, destriche ao máximo o seu planejamento:

  • Para garantir que a meta do ano seja cumprida, estabeleça metas mensais;
  • Para garantir que a meta do mês seja atingida, “quebre-a” em metas semanais;
  • Por fim, divida o valor da semana pelos dias, e depois pelos colaboradores responsáveis pelo processo.

Mas com tantos níveis de metas e tarefas acaba sendo fundamental acompanhar todo o processo, e isso nos leva a próxima dica!

Os três “A’s”

Para ter certeza que as metas serão cumpridas dentro do prazo e que o planejamento será atingido, existem três passos básicos que ajudam analisar o desenvolvimento do planejamento para entender se as metas definidas estão sendo cumpridas e se irão atingir o objetivo dentro do prazo previsto. 

Acompanhar: Controle diariamente o desempenho e evolução do planejamento e metas estabelecidas.

Analisar: Verifique como o planejamento está se desenvolvendo, compare os resultados esperados e obtidos. Analise se as metas estão sendo atingidas ou se o resultado ficou aquém do esperado.

Agir: A partir dos dados analisados tome decisões para manter bom desempenho ou compensar dia fraco. Essa tomada de decisão podem incluir mudanças no planejando ou investimento outras áreas, como marketing, promoção, treinamento, definição de novo local, evento, etc.

O PDCA é outra ferramenta que pode ajudar nesse processo, criando melhorias constantes. 

Ficou alguma dúvida? Vamos tomar um café e ver como podemos ajudar o seu negócio a ter um 2020 mais eficiente.

Continuar lendo

PDCA - Ferramenta para melhoria constante de processos
Campanha de arrecadação de final de ano

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Compartilhar

Assinatura

Compromisso flexível: contratos mensais, sem fidelização.

Suporte

Cobertura completa: atendimento remoto em todo o território nacional.

Propósito

Soluções sob medida: serviços personalizados para atender às necessidades únicas da sua empresa.