Como atrair talentos para o seu negócio?
Consultoria . Equipes . RH

Como atrair talentos para o seu negócio?

Por Nathan Gratão

Contratar um funcionário que tenha um bom currículo, a expertise desejada para a vaga, e além disso, que esteja alinhado com os valores da empresa é sempre um desafio,  especialmente para pequenas empresas que, geralmente, não contam com o apoio de um departamentos de RH.

A falta de experiência do recrutador, a má estruturação do processo seletivo ou mesmo não deixar claro quais são os princípios, competências e qualidades esperados daquele candidato levam a uma contratação ruim que acabará por gerar outros problemas para empresa.

Passar por contínuas mudanças na sua equipe é sempre desgastante, então devemos dedicar muita atenção ao recrutamento de um colaborador. Você pode se perguntar, é possível melhorar a captação desses talentos? A resposta é sim. Mas como?

Identifique os valores da sua empresa

Não adianta você querer atrair talentos com os valores da sua empresa se você não conhece tais valores, não é mesmo?

Uma boa forma de começar a identificar tais valores é conhecer as pessoas que já são parte da sua equipe, desde os mais antigos, até os mais novos.

  • Ele escolheu trabalhar com você ou foi escolhido? É importante saber se existe motivos pelos quais os seus colaboradores fazem parte da sua equipe - especialmente os motivos não financeiros;
  • Conheça as suas motivações: Fale com os colaboradores mais antigos, entenda por que ainda estão com sua equipe;
  • Características da equipe: Identifique as características dos colaboradores que contribuem ativamente para o crescimento da empresa;
  • Quais os valores dos sócios? Elenque também os valores e crenças dos sócios, especialmente dos sócios fundadores. Encontre as motivações para criação do negócio, quais valores pessoais deles são importantes para o negócio.

Responder tais perguntas é uma forma de encontrar os valores da empresa. Mas para atrair pessoas com os valores alinhados com a empresa é preciso criar uma cultura que comunique e identifique tais valores.

Comunique os seus valores

Tão fundamental quanto encontrá-los e comunicá-los! Para atrair talentos com esses valores é preciso comunicar externamente e internamente. Certifique-se que desde a comunicação externa, seja ela nas mídias sociais, campanhas ou propagandas estão alinhadas.

Tenha cuidado e foco nas relações. Clientes, fornecedores e parceiros devem ser tratados de maneira alinhada com o que a empresa acredita. De nada adianta comunicar seus valores e não colocá-los em prática.

Crie e gerencie os seus talentos

Ok, você captou um “mega talento” e agora? Conheça e reconheça quem te ajuda a crescer:

  • Defina metas e objetivos: Um forma fácil de incentivar a permanência do seu colaborador e alinhar os objetivos pessoais dele aos da empresa, é entender suas ambições e expectativas;
  • A pessoa certa no lugar certo:  De nada adianta colocar um grande talento em uma tarefa que ele não executa bem ou não sente prazer em fazê-la. Se você pretende reter esse colaborador identifique suas habilidades e as potencialize;
  • Quais o seus anseios? Entenda as motivações dos seus colaboradores, as suas ambições dentro e fora empresa. Uma boa forma de fazer isso é criar programas incentivo a liderança e crescimento dentro da sua empresa, assim ele não precisará sair para alcançar seus objetivos;
  • Melhore processos, elimine gargalos: Tarefas operacionais, burocráticas e muito repetitivas tendem a ser um grande fator desmotivador a longo prazo;
  • Certifique-se que todos estão alinhados: É sempre importante acompanhá-lo de perto, saber a hora de realocá-lo, incentivar seu crescimento ou mesmo se desfazer de um colaborador que não esteja alinhado os valores da sua empresa.

Muitas das metas apresentadas aqui são ambiciosas, e muitas vezes difíceis de implementar, sabemos disso. A Stegia possui uma equipe especialista em transformar negócios tornando-os  atrativos para clientes e colaboradores.

Eliminar gargalos e fazer uma transformação digital nos negócios é nossa especialidade. A Stegia adiciona valor ao seu negócio, reduzindo custos, otimizando equipes e fornecendo serviços de alta qualidade

Somos uma empresa focada em transformar negócios.

Conheça os nossos
serviços de Consultoria

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Eu escolho a cada dia ser parte dessa equipe motivado por uma cultura de desafios constantes, ambiente agradável e valores éticos de uma empresa que preza por seus clientes e colaboradores."

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Formada em Economia e colaboradora da Stegia entre 2018 e 2019.

"O que me encanta e me faz querer estar aqui é a possibilidade de contribuir diariamente com uma empresa inovadora, ética e competente!"

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Sócio fundador da Stegia.

"O que me encanta na Stegia é a percepção que  tenho de que todas as pessoas estão empenhadas no desenvolvimento da empresa."

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Poder colaborar com uma equipe totalmente alinhada e determinada a construir processos de aperfeiçoamento para impactar os negócios dos nossos clientes e nosso ambiente de trabalho, me faz querer ser um 'stegiário'!"

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Sócio fundador e idealizador da Stegia.

"A Stegia foi pensada para fornecer serviços e tecnologia para um mercado em plena expansão."

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

 Formada em publicidade e propaganda, foi colaboradora da EQS Negócios entre 2017 e 2019.

"Amo escrever e ajudar os outros a contarem suas histórias."

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

 Formada em administração de empresas e  colaboradora da Stegia desde 2017.

"Além de uma cultura organizacional 'diferentona' que proporciona o melhor ambiente de trabalho, a Stegia me desafia, todos os dias, a entregar as melhores soluções em tecnologia. Adoro isso!"


2 comentários


  • Felipe

    Parabéns, excelente conteúdo!!


  • Lucas

    Animal!!!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados


Receba nossas novidades