Para que uma empresa consiga atender bem os seus clientes com agilidade e eficiência, é necessário ter processos bem estruturados e definidos, mantendo sempre uma rotina de melhoria para que seja possível acompanhar o mercado.
Mas se o ambiente de trabalho se encontra desorganizado, com fluxos de trabalho não definidos, fica difícil cobrar dos colaboradores essa eficiência é ainda mais difícil enxergar melhorias para que seja possível atingir os objetivos da empresa. Pensando nisso, trazemos o Programa 5 "S" para dentro das organizações com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho
O programa 5S tem como objetivo organizar os espaços de trabalho, melhorando a qualidade de vida dos colaboradores e auxiliando na execução das tarefas para que possam ser realizadas de forma eficiente, eficaz e segura.
Além disso, o programa traz vários outros benefícios como a diminuição de desperdícios, aumento da produtividade e aproveitamento de tempo, permite melhorar o espaço físico ajudando a prevenir acidentes, promove o aumento da criatividade da equipe, permite ter custos mais inteligentes podendo reaproveitar melhor os recursos da organização.
O programa consiste em 5 etapas, sendo elas de utilização, ordenação, limpeza, padronização e autodisciplina.
Utilização
A primeira etapa consiste em eliminar do ambiente de trabalho tudo aquilo que não é necessário para a realização das atividades, liberando espaço no local de trabalho, objetos que ainda tem utilidade para outros colaboradores que estão precisando e reduzir o tempo de procura das coisas.
Ordenação
Na segunda etapa é realizada a organização dos materiais que ficaram, pensando na rotina diária de utilização, nas pessoas que utilizam esses itens e na frequência com que são usadas e se existe a necessidade de adquirir mais recipientes de armazenamento ou mesmo o investimento em mobiliário para manter as coisas organizadas.
Limpeza
Depois de definido os locais e organizado, é preciso determinar uma rotina de limpeza para que não se esqueça de nenhuma etapa, pois sabemos que no dia a dia é fácil se esquecer de alguma coisa, principalmente quando a rotina está um pouco mais pesada.
Nessa etapa, além de definir a rotina da limpeza do ambiente, também é necessário definir a manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas.
Padronização
Depois de tudo organizado, limpo e no lugar adequado é necessário padronizar o que foi estabelecido para auxiliar na manutenção do ambiente. Com a padronização é possível criar instruções de rotina, atribuir tarefas regulares para que vire rotina e o ambiente de trabalho não volte mais ao estado inicial.
Autodisciplina
Para que tudo funcione, temos o último S que é o da autodisciplina. Ele é o responsável por manter tudo funcionando. Sabemos que é a etapa mais difícil, mas com a ajuda dos gestores é possível transformar esse método em uma cultura dentro da organização.
É necessário entender que esse é um processo permanente e contínuo, e que com ele é possível mudar atitudes e valores, por isso é tão importante.
Gostou do conteúdo?
Infelizmente, chegou o final do conteúdo, esperamos ansiosamente pelo seu feedback.
Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços em Stegia e outros conteúdos como esse no Blog da Stegia.
Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e twitter @stegiadobrasil, esperamos pelo seu ♥.
Deixar comentário
Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.