Entenda mais sobre o 5W2H

O 5W2H é uma ferramenta de gerenciamento de atividades. O nome 5W2H é derivado de sete perguntas em inglês que são elas: What (O que será feito?), Why (Por que será feito?), Where (Onde será feito?), Who (Por quem será feito?), When (Quando será feito), How (Como será feito?) e How Much (Quanto custará?). 

Agora que você já sabe o que significa o 5W2H, que tal entender cada um deles? 

What

O que será feito?

Ao iniciar o seu plano de ação, você deverá definir o que será feito. Esta fase serve para você adicionar os problemas ou motivos do projeto. As respostas devem ser claras e objetivas.

Why

Por que será feito?

É de extrema importância você entender a relevância das mudanças propostas, pois trata-se de estimular sua equipe a apresentar sugestões ao projeto.

Where

Onde será feito?

Nessa etapa você terá que se objetivo, mostrar onde serão executadas as atividades. Por exemplo: 

  • Se a empresa tem várias filiais, onde será aplicado o plano de ação? Quais delas farão parte do projeto? 
  • O plano de ação desenvolvido será aplicado em todos os departamentos da empresa ou será apenas em um departamento específico?

When

Quando será feito?

Todo projeto precisa ter uma data de início e de término. Por isso é preciso delimitar um tempo para a execução das atividades. Ah, é importante salientar que você deve avaliar o projeto como um todo.

Who

Por quem será feito?

Nessa fase você designará um responsável ou responsáveis pela execução das atividades. Aqui você listará todos da equipe, desde do que executa, acompanha e que propõem as mudanças, caso seja pertinente.

How

Como será feito?

Aqui você terá que listar os métodos e procedimentos que serão adotados para a execução do projeto, lembrando sempre de definir critérios de avaliação.  

É essencial explicar de forma objetiva aos responsáveis de executar o projeto, como eles serão avaliados e como deverão agir para entregar os resultados.

How Much

Quanto custará?

Por fim, e não menos importante, temos o How Much (Quanto custará?). Pois bem, nessa etapa adicionaremos os custos que o projeto terá, trazendo indicadores para avaliar se as ideias propostas são viáveis.

As vantagens do 5W2H

Ao responder todas as sete perguntas terá de forma mais fácil o entendimento amplo do problema a ser solucionado. Trazendo mais clareza para todos que estão envolvidos no projeto. 

No geral os principais ganhos do 5W2H são: 

  • Organização das fases;
  • Clareza do problema;
  • Acesso rápido das informações;
  • Aumento da qualidade. 

Enfim, agora que você já sabe o que é o 5W2H, você pode utilizá-lo na sua empresa e nos seus projetos. 

#DicaStegia: faça um Brainstorming (tempestade de ideias) com sua equipe, a fim de estimulá-los a apresentar ideias para o projeto. 

Gostou do conteúdo?

Infelizmente, chegou o final do conteúdo, mas acreditamos que depois dele, você vai conseguir entender mais sobre como o 5W2H é importante para a sua empresa, esperamos ansiosamente pelo seu feedback.

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços em Stegia e outros conteúdos como esse no Blog da Stegia.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e twitter @stegiadobrasil, esperamos pelo seu ♥.

Serviços em destaque

Últimos podcasts

Continuar ouvindo
Hipster Ponto Tech

Hipster Ponto Tech

Papo de Gestão

Papo de Gestão

Like a Boss

Like a Boss

NerdCast

NerdCast

FodCast

FodCast

Do Zero ao Topo

Do Zero ao Topo

Sobre nós

Marketplace

Falar com um Analista

Acompanhar nossas novidades