Mesmo as áreas de Recursos Humanos e Marketing serem diferentes e possuírem funções específicas, elas podem trabalhar juntas e trazer benefícios para sua empresa. Uma de suas semelhanças é que ambas lidam com pessoas, o RH com público interno e o marketing com o externo. Por isso, é possível que as áreas unam suas forças e tragam resultados interessantes.
Confira a seguir lições que elas podem adquirir e desenvolver juntas:
Uso de tecnologia para que colaboradores e clientes se tornem propulsores da marca
A tecnologia pode e deve ser usada para simplificar procedimentos e integrar pessoas. Na área do RH podem ser usadas ferramentas que facilitem os processos de recrutamento e admissão, auxiliar na organização de folhas de pagamento, controle de pontos e distribuição de benefícios para os colaboradores, avaliação de desempenho, entre outros.
Já no marketing pode ser usada em todas as etapas de planejamento até a execução, para disseminação de informações e propagandas sobre a empresa afim de consolidar a marca, conhecer o mercado e clientes, saber a opinião do público, entre outros.
Endomarketing
Trata-se de estratégias de marcas feitas para o público interno de uma empresa, ou seja, seus colaboradores e funcionários. Ambas as áreas trabalham juntas para uma melhor comunicação e relação das pessoas como um todo, visam que toda a equipe vivencie os benefícios da empresa e que passem a espalhar essas vantagens com pessoas de fora.
Automatização de processos
Com a maior praticidade e facilidade promovidas pela tecnologia, fica muito mais viável trabalhar de maneira estratégica e certeira. Um exemplo do RH é a facilidade em fechar folhas de pagamento, uma vez que existe um sistema que integra a contagem de todos os pontos, distribuição de benefícios e outras obrigações.
No marketing processos podem ser automatizados com facilidade como: disparo de e- mail marketing, agendamento em redes sociais, envio de fluxos de nutrição etc.
Invista em sua empresa com estratégias de sucesso e alto desempenho.
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