Home office e a proximidade com a equipe e clientes

Com a necessidade de fazer home office, acabamos nos distanciando socialmente da nossa equipe e clientes, e isso pode ser muito prejudicial, porque no dia a dia na empresa conseguimos alinhar as demandas, tirar dúvidas, fazer colocações acerca de alguns assuntos quase que instantaneamente. E no trabalho remoto, podemos nos distrair e não responder tão rápido as demandas.


É interessante que a empresa adote ferramentas para reverter essa situação, com o uso da tecnologia conseguimos amenizar muito as consequências do isolamento social.

Dicas para aproximar as relações

Reuniões online com a equipe

A cada turno de trabalho, é interessante que toda a equipe esteja presente em uma reunião online, para que os gestores consigam medir o quão produtivo foi o dia de trabalho, tirar dúvidas e fazer a apresentação de possíveis novas demandas. 

Existem várias plataformas que fazem essa função, no período de isolamento social, algumas estão disponibilizando suas versões pagas de forma gratuita a fim de ajudar para que as pessoas migrem o mais rápido possível para o trabalho remoto. 

Alguns exemplos de plataformas que estão sendo muito bem avaliadas nesse quesito são a Zoom e o Meet Hangout, ambos possibilitam reuniões com um número ótimo de pessoas e funções como “compartilhar a tela”, etc. 

Atenção aos canais de comunicação

É necessário que o gestor fale bem sobre como é importante que os funcionários tenham atenção nos canais de comunicação, porque quando todos estão na empresa, a resposta é instantânea, porque é praticamente impossível um ignorar o outro quando se está “cara a cara”, mas no mundo virtual é diferente porque o indivíduo pode “escolher” quando responder. 

É essencial ter um espaço para se comunicar com os colaboradores, atualmente usamos o WhatsApp para praticamente tudo em nossa vida, mas nesses momentos de trabalho pode ser que ele nos atrapalhe, pense só na seguinte situação: você conversa com seus funcionários via WhatsApp, mas o seu funcionário também tem outras conversas, grupos de amigos, grupo da família, conversa com os filhos e etc, então pode existir um certo risco do funcionário se distrair ao entrar na plataforma.

O legal é saber que hoje temos plataformas de work space, como o Slack, por lá os membros da equipe se comunicam sobre o trabalho e não possuem muitas distrações, além disso, seus arquivos ficam a salvo. É claro que se houver algum imprevisto, as pessoas podem se comunicar no WhatsApp ou até mesmo interagirem no grupo de trabalho para fortalecerem a amizade.

Manter a proximidade com os clientes

Ter o cliente ao lado na empresa, é praticamente vital, porque se não estivermos alinhados com os clientes, não estamos alinhados com os nossos funcionários, e consequentemente cometemos erros.

Se conectar com o seu cliente, significa estar a par de tudo que acontece do momento que ele recebe seu produto/serviço até o momento que ele finaliza. É preciso estar atento para que em qualquer eventualidade você consiga resolver de forma rápida e eficiente, para empresas que precisam de um contato mais profundo, recomenda-se fazer reuniões semanais para alinhar as expectativas do cliente com as demandas, e, além disso manter contato via Whatsapp ou ligações para saber como foi a experiência com o serviço, etc.

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Infelizmente, chegou o final das dicas, mas acreditamos que depois delas, você vai conseguir melhorar a relação com seus funcionários e clientes, esperamos ansiosamente pelo seu feedback.

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