Conheça as vantagens e desvantagens do empreendedorismo digital
 Resumo da postagem: 
  • Vantagens sobre ter um negócio virtual: flexibilidade de horário, mobilidade, custo inicial de investimento reduzido.
  • Desvantagens sobre ter um negócio virtual: falta de estabilidade, salário fixo, jornada de trabalho.

 

O avanço da tecnologia nos trouxe mais opções no quesito empreender, hoje no Brasil muitas pessoas já estão conectadas na internet, praticamente em todos lugares que frequentamos as pessoas já tem um Smartphone com acesso a internet, e a tendência é só crescer, não é mesmo? 

Quando pensamos em negócios digitais, pensamos em facilidade, mobilidade, custo reduzido, mas será que existem só benefícios? Para surpresa de muitos, segundo o levantamento da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico revelou que 33,3% das lojas e empresas online fecham com menos de dois anos de existência, por falta de experiência administrativa e comercial.

Nós da Stegia somos apaixonados por esse mundo da tecnologia e dos e-commerces, porém trabalhamos com muita transparência, por isso é muito interessante mapear os vantagens e desvantagens para que sirva de alerta e ajude quem pensa em começar um negócio online.

Vantagens de ter um negócio virtual

Flexibilidade de horários

Diferente de um trabalho tradicional que é necessário cumprir o horário comercial, você vai poder montar sua rotina e seus horários, podendo colocar como prioridade atividades que te ofereçam maior qualidade de vida, se surgirem compromissos de última hora você pode remanejar sua agenda para encaixar da melhor forma.

Mobilidade

A maioria das pessoas que trabalham com lojas virtuais costumam trabalhar de casa, porque o seu material de trabalho mais importante pode ser um computador e um celular, documentos importantes poderão ficar todos armazenados na nuvem, sendo assim, também vai ocupar pouco espaço. Ou seja, trabalhar de onde quiser é ter a oportunidade de não se estressar com o trânsito nos horários de picos e com outros contratempos que podem acontecer do dia a dia.

Custo inicial de investimento reduzido

Ter um espaço físico demanda muito mais tempo e dinheiro, mas a quem diga que para abrir algo online o investimento é zero, e isso é MENTIRA. É necessário alguns investimentos para ficar mais profissional, mas é claro que são bem mais reduzidos do que o do “físico”. Alguns dos gastos são: adquirir um domínio, se necessário adquirir uma máquina de cartão, investir em uma boa plataforma de vendas, entre outros.

No quesito plataforma de vendas, a Stegia faz a implantação do serviço do Shopify, que é uma plataforma de comércio eletrônico na qual os usuários podem criar sua própria loja virtual totalmente hospedada com domínio personalizado. O lojista tem todas as opções de cartão de crédito, software de ponto de venda, apps e muito mais. 

Estamos com um novo projeto de implantação de e-commerce em 15 dias, saiba mais sobre aqui.

Desvantagens de ter um negócio virtual

Falta de estabilidade

Até conseguir se posicionar como uma marca forte do mercado, é normal que ocorram algumas instabilidades, já que o mercado digital possui muitos concorrentes, então no começo ficar bem difícil de saber qual será o faturamento porque ainda não existe a solidez necessária para obter esse tipo de informação.

Salário fixo

No início, é normal que não se tenha um salário fixo, devido ao que falamos no tópico anterior sobre a falta de estabilidade, por isso é importante adquirir conhecimento na área de educação financeira. 

Jornada de trabalho

Pode ser que quando as vendas aumentarem e sua marca se solidificar no mercado, sua jornada de trabalho aumente e você passe a trabalhar até perder as horas, mas se você estiver vendendo um produto e/ou serviço que você goste pode ter certeza que será gratificante receber o feedback de cada cliente, além disso é necessário uma organização da rotina de trabalho, principalmente se ela for home office. Uma dica para que a jornada de trabalho não se torne exaustiva, é no início se preparar para os desafios, estudar para escolher as estratégias certas para o seu negócio, entender as necessidades do seu público, fazer um trabalho legal nas mídias sociais, etc.

Gostou desse conteúdo? 

Infelizmente, chegou o final do conteúdo, mas acreditamos que depois dele, você vai conseguir dar os próximos passos para iniciar o seu negócio digital, esperamos ansiosamente pelo seu feedback.

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços em Stegia e outros conteúdos como esse no Blog da Stegia.

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