É um fato que todo empreendedor busca crescer o seu negócio e aqui na Stegia somos mais que obcecados por essa missão. Ajudar os nossos clientes a crescerem seus negócios é uma tarefa mais do que desejada, é uma meta de vida para muitos dos nossos colaboradores.
Para te ajudar com essa missão, separei alguns pontos importantes a serem considerados na hora de planejar o crescimento do seu negócio.
Abaixo, te apresento uma ideia de roteiro:
Estratégias de Expansão |
É importante refletir sobre o modelo de expansão que é mais adequado para o seu negócio e para a sua realidade como gestor.
Você pode crescer via expansão própria, assumindo todos os custos, riscos e resultados.
Quem sabe optar pelo modelo de franquia, com franqueados master ou cessão de uso de marca, enfim, existem muitos modelos, é preciso pesquisar qual se encaixa mais na sua realidade. |
Áreas Potenciais |
Segundo ponto importante é o território, para onde o seu negócio vai crescer, você pode considerar também canais de distribuição ou de entrega.
Você não precisa mais ficar restrito a um crescimento físico, através do digital, você pode estar em todos os locais, tendo um ecommerce por exemplo.
Mas o importante aqui é entender quais as regiões têm público para o seu produto ou serviço, considere sempre regiões com grandes áreas e com um raio de pelo menos 3km de um mesmo perfil de público.
E sempre avalie os custos de marketing dessas regiões, você pode encontrar boas regiões, mas o preço para se posicionar nessas regiões pode ser inviável. |
Perfil de Localização |
Será uma loja de rua? Shopping, Street Mall? Ou será um centro de distribuição, Pickup Store?
Qual o porte e características do espaço físico. Precisar estar em uma região central ou pode ser em regiões periféricas?
Perguntas como essa vão te ajudar a errar menos. |
Estratégias de Comunicação |
Já está claro sobre os pontos acima? Agora é refletir sobre os canais de comunicação, e agora?
Vai usar apenas seus canais próprios: Instagram, Site, Ecommerce, Blog, Youtube e outros? Vai ter ponto de venda e esse também será um canal, está bem localizado?
E canais parceiros? Jornais, anúncios e outros?
Uma boa assessoria pode ajudar bastante. |
É sempre importante planejar, responder as perguntas certas. Eu sei que nem sempre é fácil, o tempo é curto e são muitas coisas para fazer. Por isso empresas como a nossa existem, para te ajudar com algumas tarefas, já que são tantas e priorizar nem sempre resolve.
Deixo abaixo algumas reflexões sobre os objetivos de um bom planejamento de expansão e mais uma coisa: vai expandir via franquia? Lembra de falar com um analista antes!!!
Objetivos de um bom planejamento de expansão:
- Garantir a qualidade da expansão e padrão da rede.
- Balizar a forma e o ritmo de crescimento da rede.
- Definir estratégias.
- Ajudar a manter o controle do negócio.
- Reduzir custos de implantação, suporte e marketing, agrupando as unidades por fases/localização/tempo de rede e adequadas à capacidade da empresa.
- Minimizar os riscos do suporte aos novos territórios: controlando e planejando o fluxo de caixa para remunerar a estrutura necessária para treinar e supervisionar a rede.
- Otimizar recursos, facilidade de comunicação e gestão sobre uma mesma área de influência com crescimento gradativo, estruturado e seguro para ambas as partes.
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