Expansão

Como planejo a expansão do meu negócio com sucesso?

Como planejo a expansão do meu negócio com sucesso?

É um fato que todo empreendedor busca crescer o seu negócio e aqui na Stegia somos mais que obcecados por essa missão. Ajudar os nossos clientes a crescerem seus negócios é uma tarefa mais do que desejada, é uma meta de vida para muitos dos nossos colaboradores.

 

Para te ajudar com essa missão, separei alguns pontos importantes a serem considerados na hora de planejar o crescimento do seu negócio.

 

Abaixo, te apresento uma ideia de roteiro:

 

 

Estratégias de Expansão

É importante refletir sobre o modelo de expansão que é mais adequado para o seu negócio e para a sua realidade como gestor.

 

Você pode crescer via expansão própria, assumindo todos os custos, riscos e resultados.

 

Quem sabe optar pelo modelo de franquia, com franqueados master ou cessão de uso de marca, enfim, existem muitos modelos, é preciso pesquisar qual se encaixa mais na sua realidade.

Áreas Potenciais

Segundo ponto importante é o território, para onde o seu negócio vai crescer, você pode considerar também canais de distribuição ou de entrega.

 

Você não precisa mais ficar restrito a um crescimento físico, através do digital, você pode estar em todos os locais, tendo um ecommerce por exemplo.

 

Mas o importante aqui é entender quais as regiões têm público para o seu produto ou serviço, considere sempre regiões com grandes áreas e com um raio de pelo menos 3km de um mesmo perfil de público.

 

E sempre avalie os custos de marketing dessas regiões, você pode encontrar boas regiões, mas o preço para se posicionar nessas regiões pode ser inviável.

Perfil de Localização

Será uma loja de rua? Shopping, Street Mall? Ou será um centro de distribuição, Pickup Store?

 

Qual o porte e características do espaço físico. Precisar estar em uma região central ou pode ser em regiões periféricas?

 

Perguntas como essa vão te ajudar a errar menos.

Estratégias de Comunicação

Já está claro sobre os pontos acima? Agora é refletir sobre os canais de comunicação, e agora?

 

Vai usar apenas seus canais próprios: Instagram, Site, Ecommerce, Blog, Youtube e outros? Vai ter ponto de venda e esse também será um canal, está bem localizado?

 

E canais parceiros? Jornais, anúncios e outros?

 

Uma boa assessoria pode ajudar bastante.

 

 

É sempre importante planejar, responder as perguntas certas. Eu sei que nem sempre é fácil, o tempo é curto e são muitas coisas para fazer. Por isso empresas como a nossa existem, para te ajudar com algumas tarefas, já que são tantas e priorizar nem sempre resolve.

 

Deixo abaixo algumas reflexões sobre os objetivos de um bom planejamento de expansão e mais uma coisa: vai expandir via franquia? Lembra de falar com um analista antes!!!

 

Objetivos de um bom planejamento de expansão:

 

  1. Garantir a qualidade da expansão e padrão da rede.
  2. Balizar a forma e o ritmo de crescimento da rede.
  3. Definir estratégias.
  4. Ajudar a manter o controle do negócio.
  5. Reduzir custos de implantação, suporte e marketing, agrupando as unidades por fases/localização/tempo de rede e adequadas à capacidade da empresa.
  6. Minimizar os riscos do suporte aos novos territórios: controlando e planejando o fluxo de caixa para remunerar a estrutura necessária para treinar e supervisionar a rede.
  7. Otimizar recursos, facilidade de comunicação e gestão sobre uma mesma área de influência com crescimento gradativo, estruturado e seguro para ambas as partes.

Continuar lendo

8 dicas para manter uma boa gestão financeira
Planejamento Financeiro e Tomada de Decisão

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Compartilhar

Assinatura

Compromisso flexível: contratos mensais, sem fidelização.

Suporte

Cobertura completa: atendimento remoto em todo o território nacional.

Propósito

Soluções sob medida: serviços personalizados para atender às necessidades únicas da sua empresa.