Como evitar cair na malha fina

Muitas pessoas têm medo de cair da malha fina federal, mais conhecida como malha fina, e se trata de quando a Receita Federal decide conferir alguns dados e documentos de forma mais detalhada. Isso ocorre quando não há coerência entre os valores mostrados pelos contribuintes e os apresentados pelas instituições, como empresas financeiras, planos de saúde, entre outros. Este ano, o prazo para declarar o imposto de renda 2021 é até o dia 31 de maio.

Também podem ocorrer em casos você:

  • Omita rendimentos - Não declarar tudo o foi recebido ao longo do ano;
  • Preencha os dados de maneira incorreta - Informar dados errados ou incompletos;
  • Declare despesas médicas inconciliáveis - Informar despesas médicas inexistentes ou que não sejam comprovadas;
  • Fraude documentos - Caso não sejam enviados seus documentos originais.

Muitas pessoas fazem essas ações no intuito de reduzir o  valor a ser pago à Receita Federal, mas se as fraudes forem comprovadas, os contribuintes terão que pagar mais devido as multas e taxas. 

Como saber se caiu na malha fina ou não?

Basta consultar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (Portal e-CAC) e o sistema indicará qual é a sua situação. Se houver algo errado ou pendente com sua declaração, você receberá uma carta da Receita Federal solicitando esclarecimentos.

É importante entender que cair na malha fina não significa que você deverá pagar as multas e taxas, e sim deverá apresentar ou documentos corretos e/ ou enviar uma declaração corrigida para comprovar que tudo está em ordem. Mas caso seja realmente necessário pagar o imposto é bom ficar atento às datas, pois a Receita atribui uma multa de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20% do valor devido.

A melhor solução para evitar cair na malha é se organizar para não perder as datas oficiais, não inventar valores na declaração, enviar os dados e informações corretos de maneira pré-indicada e acompanhar o seu cadastro na Receita Federal.

Para garantir que tudo será feito de maneira correta, ter um contador de confiança e que seja eficiente faz toda diferença. Conheça os diferenciais da Stegia e Migre sua Contabilidade.

Gostou do conteúdo?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre o assunto, estamos ansiosamente pelo seu feedback!

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços e outros conteúdos como esse em nosso Blog.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e LinkedIn. Até a próxima! ♥.

Serviços em destaque

Últimos podcasts

Continuar ouvindo
Hipster Ponto Tech

Hipster Ponto Tech

Papo de Gestão

Papo de Gestão

Like a Boss

Like a Boss

NerdCast

NerdCast

FodCast

FodCast

Do Zero ao Topo

Do Zero ao Topo

Sobre nós

Marketplace

Falar com um Analista

Acompanhar nossas novidades