Com os e-commerce crescendo cada vez mais é importante entendermos alguns aspectos que podem auxiliar em sua gestão e manutenção.
Separamos alguns pontos importantes que podem te auxiliar a ter uma contabilidade para e-commerce de qualidade e eficiente:
Regularize seu e-commerce
A partir do registro do CNPJ da marca, o e-commerce já passa a ser incluído na contabilidade da empresa. Não é obrigatório ter esse registro para possuir um site de vendas. Confira algumas vantagens do CNPJ:
- Realizar financiamentos e empréstimos com taxas e prazos especiais;
- Comprar produtos no atacado;
- Emitir nota fiscal;
- Entre outros.
É interessante regularizar o site desde o início visando seu crescimento e performance.
Faça o cadastro como Microempreendedor Individual (MEI)
Pequenas e médias empresas, que faturam até R$ 81 mil por ano, são elegíveis para realizar o cadastro.
O MEI não precisa emitir nota fiscal ou escriturar livros fiscais, entre outras vantagens, e pode realizar seu cadastro do CNPJ no Portal do Empreendedor.
Após o cadastro, uma taxa (carnê DAS/ MEI) deve ser paga mensalmente pelo microempreendedor, o valor varia de acordo com o tipo da empresa.
Calcule os impostos internacionais
Quando se abre um negócio, as taxas e impostos já são determinados por cada país e são calculados automaticamente.
Como o e-commerce permite vendas para o mundo todo, é necessário que você se informe sobre as condições e valores para entrega em outros países, caso deseje fazer negócios internacionais.
Também existem outras regras para certos tipos de produto na hora de exportar, por isso vale a pena estar bem informado sobre o seu segmento e quais são suas especificidades.
Acompanhe a movimentação da loja
Para ter sucesso em qualquer empresa a organização é fundamental. É importante que você saiba calcular o valor final dos produtos, seu lucro líquido, acompanhar os fluxos de caixa e outras movimentações financeiras. Existem diversas ferramentas digitais que podem te ajudar com isso, como por exemplo o Shopify + ERP.
Gerar relatórios e verificar os níveis de lucratividade são etapas importantes para acompanhar o desenvolvimento de um e-commerce.
Programe-se para pagar impostos
Não deixe para pagar taxas e impostos de última hora, faça uma programação de quais pagamentos você precisa realizar ao longo do ano e suas respectivas datas de vencimento. Dessa forma você evita gastos desnecessários pagando multas, e às vezes até pode conseguir algum desconto para pagar antecipadamente.
Também é importante que você guarde os recibos e comprovantes dos pagamentos, para eventuais consultas e manter tudo organizado.
Já está na hora de você dar esse passo, ABRA SUA EMPRESA com um site organizado e atrativo para seus clientes e que tenha uma contabilidade eficaz tomando conta de tudo.
Cadastre-se no formulário e participe do #MinhaEmpresaRealidade!
Gostou do conteúdo?
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre o assunto, estamos ansiosamente pelo seu feedback!
Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços e outros conteúdos como esse em nosso Blog.
Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e LinkedIn. Até a próxima! ♥.
Deixar comentário
Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.