Pular para o conteúdo
5 dicas de contabilidade para e-commerce

Com os e-commerce crescendo cada vez mais é importante entendermos alguns aspectos que podem auxiliar em sua gestão e manutenção.


Separamos alguns pontos importantes que podem te auxiliar a ter uma contabilidade para e-commerce de qualidade e eficiente:

Regularize seu  e-commerce

A partir do registro do CNPJ da marca, o e-commerce já passa a ser incluído na contabilidade da empresa. Não é obrigatório ter esse registro para possuir um site de vendas. Confira algumas vantagens do CNPJ:

  • Realizar financiamentos e empréstimos com taxas e prazos especiais;
  • Comprar produtos no atacado;
  • Emitir nota fiscal;
  • Entre outros.

É interessante regularizar o site desde o início visando seu crescimento e performance.

Faça o cadastro como Microempreendedor Individual (MEI)

Pequenas e médias empresas, que faturam até R$ 81 mil por ano, são elegíveis para realizar o cadastro. 


O MEI não precisa emitir nota fiscal ou escriturar livros fiscais, entre outras vantagens, e pode realizar seu cadastro do CNPJ no Portal do Empreendedor. 


Após o cadastro, uma taxa (carnê DAS/ MEI)  deve ser paga mensalmente pelo microempreendedor, o valor varia de acordo com o tipo da empresa.

Calcule os impostos internacionais

Quando se abre um negócio, as taxas e impostos já são determinados por cada país e são calculados automaticamente.


Como o e-commerce permite vendas para o mundo todo, é necessário que você se informe sobre as condições e valores para entrega em outros países, caso deseje fazer negócios internacionais.


Também existem outras regras para certos tipos de produto na hora de exportar, por isso vale a pena estar bem informado sobre o seu segmento e quais são suas especificidades.

Acompanhe a movimentação da loja

Para ter sucesso em qualquer empresa a organização é fundamental. É importante que você saiba calcular o valor final dos produtos, seu lucro líquido, acompanhar os fluxos de caixa e outras movimentações financeiras. Existem diversas ferramentas digitais que podem te ajudar com isso, como por exemplo o Shopify + ERP.


Gerar relatórios e verificar os níveis de lucratividade são etapas importantes para acompanhar o desenvolvimento de um e-commerce.

Programe-se para pagar impostos

Não deixe para pagar taxas e impostos de última hora, faça uma programação de quais pagamentos você precisa realizar ao longo do ano e suas respectivas datas de vencimento. Dessa forma você evita gastos desnecessários pagando multas, e às vezes até pode conseguir algum desconto para pagar antecipadamente.


Também é importante que você guarde os recibos e comprovantes dos pagamentos, para eventuais consultas e manter tudo organizado.


Já está na hora de você dar esse passo, ABRA SUA EMPRESA com um site organizado e atrativo para seus clientes e que tenha uma contabilidade eficaz tomando conta de tudo. 

Cadastre-se no formulário e participe do #MinhaEmpresaRealidade!

Gostou do conteúdo?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre o assunto, estamos ansiosamente pelo seu feedback!


Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços e outros conteúdos como esse em nosso Blog.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e LinkedIn. Até a próxima! ♥.

Serviços em destaque

Últimos podcasts

Continuar ouvindo
Hipster Ponto Tech

Hipster Ponto Tech

Papo de Gestão

Papo de Gestão

Like a Boss

Like a Boss

NerdCast

NerdCast

FodCast

FodCast

Do Zero ao Topo

Do Zero ao Topo

Sobre nós

Marketplace

Falar com um Analista

Acompanhar nossas novidades