Contabilidade
Como separar a conta pessoal da empresa?
Um erro muito comum entre empreendedores e empresários é misturas as despesas pessoais com as despesas da empresa, e ainda, utilizar a mesma conta para gerenciar as duas áreas; como por exemplo, usar um montante referente à empresa para quitar a mensalidade da escola do filho. Essa atitude, segundo especialistas, pode ser determinante entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento.
É preciso manter totalmente distanciadas as contas pessoal e empresarial por um simples motivo: identificar com qual setor está se investindo mais na empresa, e conseguir contemplar todas as áreas que envolvem o negócio. Com apenas uma conta bancária para atender às demandas da pessoa e da empresa, é impossível observar as receitas e as despesas em cada fatia.
Não prever um salário fixo é um equívoco recorrente.
Independente da sua condição financeira enquanto pessoa física, possuir um rendimento salarial é estritamente necessário para manter em ordem o controle financeiro nos dois ambientes.
Neste momento, entra em cena o pró-labore, que em latim significa “pelo trabalho”, e corresponde à remuneração do administrador por seu trabalho na empresa. Dessa forma, você terá um salário fixo por atuar na empresa, mesmo que ela seja sua e você próprio realize investimentos neste empreendimento. Para isso você pode contar com várias opções:
- Pedir auxílio profissional de um contador de confiança, pois ele poderá te orientar com os primeiros procedimentos para sair do caos financeiro desta mistura de contas, além de lhe informar o que é legalmente válido, no momento de destinar os recursos da empresa.
- O gerente do seu banco também pode lhe passar informações importantes sobre abrir diferentes contas-correntes, até porque os bancos costumam oferecer diferentes possibilidades e recursos para contas específicas de empresa e de pessoa física.
- Outra medida a ser tomada é criar uma rotina administrativa de atualizar todos os números referentes à sua empresa e também às suas finanças pessoais, em ambientes diferentes.
Dessa forma, você irá perceber mais claramente o quanto entra de receita e o quanto de dinheiro é distribuído para cada situação do seu negócio e da sua vida pessoal.
Somos uma empresa focada em transformar negócios. |
Conheça os nossos serviços para |

Guilherme Bohm
Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.
"Eu escolho a cada dia ser parte dessa equipe motivado por uma cultura de desafios constantes, ambiente agradável e valores éticos de uma empresa que preza por seus clientes e colaboradores."

Guilherme Bohm
Formada em Economia e colaboradora da Stegia entre 2018 e 2019.
"O que me encanta e me faz querer estar aqui é a possibilidade de contribuir diariamente com uma empresa inovadora, ética e competente!"

Guilherme Bohm
Sócio fundador da Stegia.
"O que me encanta na Stegia é a percepção que tenho de que todas as pessoas estão empenhadas no desenvolvimento da empresa."

Guilherme Bohm
Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.
"Poder colaborar com uma equipe totalmente alinhada e determinada a construir processos de aperfeiçoamento para impactar os negócios dos nossos clientes e nosso ambiente de trabalho, me faz querer ser um 'stegiário'!"

Guilherme Bohm
Sócio fundador e idealizador da Stegia.
"A Stegia foi pensada para fornecer serviços e tecnologia para um mercado em plena expansão."

Guilherme Bohm
Formada em publicidade e propaganda, foi colaboradora da EQS Negócios entre 2017 e 2019.
"Amo escrever e ajudar os outros a contarem suas histórias."

Guilherme Bohm
Formada em administração de empresas e colaboradora da Stegia desde 2017.
"Além de uma cultura organizacional 'diferentona' que proporciona o melhor ambiente de trabalho, a Stegia me desafia, todos os dias, a entregar as melhores soluções em tecnologia. Adoro isso!"