Não prever um salário fixo é um equívoco recorrente.

Contabilidade

Não prever um salário fixo é um equívoco recorrente.

Como separar a conta pessoal da empresa?

Um erro muito comum entre empreendedores e empresários é misturas as despesas pessoais com as despesas da empresa, e ainda, utilizar a mesma conta para gerenciar as duas áreas; como por exemplo, usar um montante referente à empresa para quitar a mensalidade da escola do filho. Essa atitude, segundo especialistas, pode ser determinante entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento.

É preciso manter totalmente distanciadas as contas pessoal e empresarial por um simples motivo: identificar com qual setor está se investindo mais na empresa, e conseguir contemplar todas as áreas que envolvem o negócio. Com apenas uma conta bancária para atender às demandas da pessoa e da empresa, é impossível observar as receitas e as despesas em cada fatia.


Não prever um salário fixo é um equívoco recorrente.

Independente da sua condição financeira enquanto pessoa física, possuir um rendimento salarial é estritamente necessário para manter em ordem o controle financeiro nos dois ambientes.

Neste momento, entra em cena o pró-labore, que em latim significa “pelo trabalho”, e corresponde à remuneração do administrador por seu trabalho na empresa. Dessa forma, você terá um salário fixo por atuar na empresa, mesmo que ela seja sua e você próprio realize investimentos neste empreendimento. Para isso você pode contar com várias opções:
 

  • Pedir auxílio profissional de um contador de confiança, pois ele poderá te orientar com os primeiros procedimentos para sair do caos financeiro desta mistura de contas, além de lhe informar o que é legalmente válido, no momento de destinar os recursos da empresa.

  • O gerente do seu banco também pode lhe passar informações importantes sobre abrir diferentes contas-correntes, até porque os bancos costumam oferecer diferentes possibilidades e recursos para contas específicas de empresa e de pessoa física.

  • Outra medida a ser tomada é criar uma rotina administrativa de atualizar todos os números referentes à sua empresa e também às suas finanças pessoais, em ambientes diferentes.

Dessa forma, você irá perceber mais claramente o quanto entra de receita e o quanto de dinheiro é distribuído para cada situação do seu negócio e da sua vida pessoal.

Somos uma empresa focada em transformar negócios.

Conheça os nossos serviços para

pequenos e novos negócios

médias e grandes empresas

Avatar Guilherme Bohm - Colab da Stegia

Guilherme Bohm

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Eu escolho a cada dia ser parte dessa equipe motivado por uma cultura de desafios constantes, ambiente agradável e valores éticos de uma empresa que preza por seus clientes e colaboradores."

Avatar Guilherme Bohm - Colab da Stegia

Guilherme Bohm

Formada em Economia e colaboradora da Stegia entre 2018 e 2019.

"O que me encanta e me faz querer estar aqui é a possibilidade de contribuir diariamente com uma empresa inovadora, ética e competente!"

Avatar Guilherme Bohm - Colab da Stegia

Guilherme Bohm

Sócio fundador da Stegia.

"O que me encanta na Stegia é a percepção que  tenho de que todas as pessoas estão empenhadas no desenvolvimento da empresa."

Avatar Guilherme Bohm - Colab da Stegia

Guilherme Bohm

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Poder colaborar com uma equipe totalmente alinhada e determinada a construir processos de aperfeiçoamento para impactar os negócios dos nossos clientes e nosso ambiente de trabalho, me faz querer ser um 'stegiário'!"

Avatar Guilherme Bohm - Colab da Stegia

Guilherme Bohm

Sócio fundador e idealizador da Stegia.

"A Stegia foi pensada para fornecer serviços e tecnologia para um mercado em plena expansão."

Avatar Guilherme Bohm - Colab da Stegia

Guilherme Bohm

 Formada em publicidade e propaganda, foi colaboradora da EQS Negócios entre 2017 e 2019.

"Amo escrever e ajudar os outros a contarem suas histórias."

Avatar Guilherme Bohm - Colab da Stegia

Guilherme Bohm

 Formada em administração de empresas e  colaboradora da Stegia desde 2017.

"Além de uma cultura organizacional 'diferentona' que proporciona o melhor ambiente de trabalho, a Stegia me desafia, todos os dias, a entregar as melhores soluções em tecnologia. Adoro isso!"

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Busque por suas áreas de interesse

Gostou? Se inscreva!

Cadastre seu melhor e-mail para recebar sempre nossas novidades.

* Não mandamos spam

Compartilhe

Relacionados

Contabilidade
Dicas para quem quer investir em franquias

Contabilidade
Entenda o que é omnichannel

Contabilidade
Complexidade tributária para supermercados