Consultoria

Planejamento eficiente: dicas para começar 2021 com o pé direito.

Planejamento eficiente: dicas para começar 2021 com o pé direito.

Neste ano que passou com certeza aprendemos que nunca se sabe o dia de amanhã, mas ter ele planejado faz toda a diferença na hora de executar as tarefas. Com algumas dicas práticas você pode potencializar o desempenho de sua empresa.

Montando um planejamento

Alguns aspectos básicos devem sempre ser considerados no momento da construção de um planejamento:

  • Análise o estado atual do negócio;
  • Determine o que deve ser alcançado; 
  • Estabeleça os prazos para o cumprimento do objetivo;
  • Defina o que deve ser feito para alcançá-los.

Qual o primeiro passo para elaborar um planejamento?

Antecipe possíveis problemas e como solucioná-los. O melhor momento para planejar é sempre aquele que antecede o problema, ou que busca combatê-lo em seu estado inicial. Pois, para construção de um plano eficiente é fundamental tomada de decisões baseadas em dados reais e feitos racionalmente, sem a influência do sentimento de urgência, ou necessidade do combate a uma crise.

Esteja situado sobre onde sua empresa está e o que está acontecendo com ela. Somente com dados confiáveis é possível tomar decisões assertivas, com menor interferência de aspectos pessoais ou especulações.

Empresas que planejam e executam seus processos tendem a diminuir a possibilidade de erros em suas decisões, pois o trabalho estará focado em prevenir, não em remediar.

Como ter um planejamento mais assertivo?

Aprenda com os erros (próprios e de outros). Acompanhe o histórico de indicadores; monte planilhas para salvar o histórico, a análise dele permitirá refinar o planejamento, a definição de metas e realizar o acompanhamento do desempenho. 

Com essas informações você conseguirá definir previsões anuais e mensais, baseadas no histórico, nas necessidades, em contextos econômicos e nas estratégias adotadas.

Serviços como a terceirização do financeiro, oferecidos pela Stegia, fazem com que custos e receitas estejam melhor organizados, sem necessidade de conhecimento da área financeira. Assim você terá tempo para focar em construir um planejamento mais eficiente, e realizar outras funções.

Dicas que podem te auxiliar a montar um planejamento mais eficaz.

Existem alguns aspectos que muitas vezes não são lembrados na hora de pensar em um planejamento, aqui vão algumas dicas que acreditamos ser fundamentais para melhorar a sua eficácia.

Envolva sua equipe

Para que um planejamento seja realmente eficiente é necessária a colaboração de todos os envolvidos em sua execução. Deve-se levar em consideração as necessidades e as oportunidades de melhoria para a empresa. Procure sempre manter sua equipe alinhada, envolvida e comprometida com a missão e os objetivos.

Planeje em todos os níveis

Um planejamento detalhado pode resolver o problema de metas que são feitas, mas nunca são cumpridas. Você pode começar estabelecendo metas menores, até chegar a tarefas diárias que serão resolvidas de forma mais fácil.

 Veja só, destriche ao máximo o seu planejamento:

  • Para garantir que a meta do ano seja cumprida, estabeleça metas mensais;
  • Para atingir as metas do mês, as divida em metas semanais;
  • Defina quem será o colaborador responsável por cada atividade, em cada dia da semana.

Conheça os três “A’s”

Para ter certeza que as metas serão cumpridas dentro do prazo e que o planejamento será atingido, existem três passos básicos que podem ajudar a analisar todo o processo até se alcançar os objetivos.

Acompanhar: Controle diariamente o desempenho e evolução do planejamento e metas estabelecidas.

Analisar: Compare os resultados esperados e obtidos. Analise se as metas estão sendo atingidas ou se o resultado ficou aquém do esperado.

Agir: A partir dos dados analisados tome decisões para manter bom desempenho ou compensar o que não deu certo. As mudanças podem incluir alterações no planejamento ou investimento em outras áreas, como marketing, promoção, treinamento, definição de novo local, evento, etc. 

Gostou do conteúdo?

Infelizmente, chegou o final do conteúdo, mas acreditamos que depois dele, você vai conseguir entender mais sobre um bom planejamento eficiente e dicas para começar 2021 com o pé direito, esperamos ansiosamente pelo seu feedback.

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços em Stegia e outros conteúdos como esse no Blog da Stegia.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e twitter @stegiadobrasil, esperamos pelo seu ♥.

Continuar lendo

Trabalho remoto x presencial: tendências para 2021
Como saber a hora de mudar de contabilidade

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Compartilhar

Assinatura

Compromisso flexível: contratos mensais, sem fidelização.

Suporte

Cobertura completa: atendimento remoto em todo o território nacional.

Propósito

Soluções sob medida: serviços personalizados para atender às necessidades únicas da sua empresa.