Logistica

O que é gerenciamento de risco no transporte de carga?

O que é gerenciamento de risco no transporte de carga?

Saiba como fazer a gestão e evitar riscos em sua transportadora.

Quando se trata de logística para realizar entregas, diversos problemas e imprevistos podem acontecer, como problemas mecânicos, trânsito, atraso de mercadoria, entre outros.

O gerenciamento de risco para transportes de carga, locomoção de mercadorias em geral,  possui a função de antecipar possíveis imprevistos e mudanças em todo o processo de operação. Assim, pode-se encontrar alternativas para evitar que problemas aconteçam e propor soluções para possíveis falhas.

Como fazer gerenciamento de risco?

Gerenciar o risco, consiste em planejar, organizar e controlar o setor logístico, com o objetivo de reduzir empecilhos e garantir uma boa execução de todos os processos.

A melhor forma de fazer isso é investir na prevenção, ao invés da manutenção, mas infelizmente nem sempre é possível evitar incidentes. 

Por isso, administre todas as etapas de operação, como: controle de pedidos; armazenamento e distribuição de mercadorias; e rotas de transporte de forma preventiva e corretiva.

Quais são os principais riscos no transporte de carga?

Existem alguns riscos mais comuns no transporte de carga, que podem ocorrer no cotidiano, os conheça e saiba como você pode evitá-los para economizar tempo e dinheiro.

  • Falta de manutenção dos veículos -  realize manutenções preventivas como alinhamento dos pneus, troca de óleo e verificação das peças para além de evitar problemas mecânicos, prevenir acidentes, entre outros.
  • Apreensão de carga e multas - verifique as normas para evitar que a carga infrinja alguma regra e mantenha todos os documentos de sua frota atualizados, são eles Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT), Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe) e Manifesto de Carga eletrônico (MDFe).

Benefícios da gestão de transportes de carga

Com uma gestão de transportes de carga bem feita, você consegue evitar prejuízos, problemas e acidentes, melhorar a experiência e a satisfação de seus clientes, melhorar as condições de trabalho dos motoristas e muito mais.

Migre sua logística operacional para Stegia! Trabalhamos para você com tecnologia e eficiência! 

Gostou do conteúdo?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre o assunto, estamos ansiosamente pelo seu feedback!

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços e outros conteúdos como esse em nosso Blog.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e LinkedIn. Até a próxima! ♥.

Continuar lendo

Como crescer minha empresa: Mudança de MEI para ME
Como fazer Inscrição Estadual para MEI?

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Compartilhar

Assinatura

Compromisso flexível: contratos mensais, sem fidelização.

Suporte

Cobertura completa: atendimento remoto em todo o território nacional.

Propósito

Soluções sob medida: serviços personalizados para atender às necessidades únicas da sua empresa.