Como a inovação pode movimentar a economia de um país: Teoria da destruição criativa
Consultoria

Como a inovação pode movimentar a economia de um país: Teoria da destruição criativa

Por Gisela Guimarães

Se você acompanha as nossas redes sociais sabe que o empreendedorismo faz parte do DNA da Stegia. Mas, você conhece uma das principais teorias econômicas relacionadas a esse fenômeno crescente no país? Talvez não, então vamos falar um pouco sobre Joseph Schumpeter!

Quem foi Joseph Schumpeter

Schumpeter foi um dos mais notáveis economistas do século XX responsável pela revisão do pensamento econômico e foi, inicialmente, um grande entusiasta do sistema de produção capitalista. Tem grandes contribuições a respeito da teoria de crescimento econômico, estratégia empresarial e história econômica.

Schumpeter aborda o estudo do sistema capitalista a partir da busca por produtividade e crescimento. Estamos diante de um pensamento que vê o capitalismo como um sistema dinâmico em constante evolução com uma enorme capacidade de gerar inovação, e que passa por períodos de grande crescimento econômico e por fases de recessão. É preciso aprender a se adaptar as mudanças do mercado, principalmente em fases de crise.

 

O empresário inovador

O empresário inovador é peça fundamental dentro desse pensamento, responsável por criar um novo produto, processo, serviço, tecnologia ou gerar uma melhoria importante em algo já existente. Se este empresário tem acesso a crédito para financiar sua ideia haveria a geração de investimento, renda e lucro impulsionando o crescimento econômico.

 

Mas como isso impactaria no mercado como um todo?

O estímulo para a inovação viria primeiramente da concorrência, quanto mais empresários estiverem atuando em  mercado com um produto similar, maior é a competição por mercado e as margens de lucro são afetadas negativamente. Atuar  com um produto novo irá gerar, temporariamente, um monopólio e  garantir o aumento das margens de lucros do empresário inovador.

Depois ele seria seguido por inúmeros imitadores que estimulam a propagação da inovação e progressivamente vão diluindo os lucros no mercado, gerando a necessidade de inovação por parte dos empresários, iniciando uma nova fase no processo continuo de criação inovação tecnológica e produtiva. Ao  longo da  história um processo se sobrepõe a outro, essas adaptações são chamdas por  Schumpeter de “destruição criativa”.

 Passar por um período de crise pode ser o estímulo para alavancar o empreendedorismo, como é notório atualmente no país. Recessão, historicamente, faz parte do sistema capitalista afinal ‘capitalismo estabilizado é uma contradição em termos’ (Schumpeter).

 

Como Schumpeter pode te influenciar?

Teoria econômica é algo que está presente no nosso dia a dia, mesmo que você não perceba. A atual fase econômica do país pode ser a sua oportunidade de se tornar o empresário inovador, de ser você o gerador de emprego e renda.

Pense em algo em que você seja muito bom, em uma ideia de melhoria para algum produto ou serviço, e se precisar conte conosco.

Somos uma empresa focada em transformar negócios.

Conheça os nossos
serviços de Consultoria

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Eu escolho a cada dia ser parte dessa equipe motivado por uma cultura de desafios constantes, ambiente agradável e valores éticos de uma empresa que preza por seus clientes e colaboradores."

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

Formada em Economia e colaboradora da Stegia entre 2018 e 2019.

"O que me encanta e me faz querer estar aqui é a possibilidade de contribuir diariamente com uma empresa inovadora, ética e competente!"

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

Sócio fundador da Stegia.

"O que me encanta na Stegia é a percepção que  tenho de que todas as pessoas estão empenhadas no desenvolvimento da empresa."

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Poder colaborar com uma equipe totalmente alinhada e determinada a construir processos de aperfeiçoamento para impactar os negócios dos nossos clientes e nosso ambiente de trabalho, me faz querer ser um 'stegiário'!"

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

Sócio fundador e idealizador da Stegia.

"A Stegia foi pensada para fornecer serviços e tecnologia para um mercado em plena expansão."

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

 Formada em publicidade e propaganda, foi colaboradora da EQS Negócios entre 2017 e 2019.

"Amo escrever e ajudar os outros a contarem suas histórias."

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

 Formada em administração de empresas e  colaboradora da Stegia desde 2017.

"Além de uma cultura organizacional 'diferentona' que proporciona o melhor ambiente de trabalho, a Stegia me desafia, todos os dias, a entregar as melhores soluções em tecnologia. Adoro isso!"


1 comentário


  • Rildo Lasmar

    Top


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados


Receba nossas novidades