Consultoria

Como a inovação pode movimentar a economia de um país: Teoria da destruição criativa

Como a inovação pode movimentar a economia de um país: Teoria da destruição criativa

Se você acompanha as nossas redes sociais sabe que o empreendedorismo faz parte do DNA da Stegia. Mas, você conhece uma das principais teorias econômicas relacionadas a esse fenômeno crescente no país? Talvez não, então vamos falar um pouco sobre Joseph Schumpeter!

Quem foi Joseph Schumpeter

Schumpeter foi um dos mais notáveis economistas do século XX responsável pela revisão do pensamento econômico e foi, inicialmente, um grande entusiasta do sistema de produção capitalista. Tem grandes contribuições a respeito da teoria de crescimento econômico, estratégia empresarial e história econômica.

Schumpeter aborda o estudo do sistema capitalista a partir da busca por produtividade e crescimento. Estamos diante de um pensamento que vê o capitalismo como um sistema dinâmico em constante evolução com uma enorme capacidade de gerar inovação, e que passa por períodos de grande crescimento econômico e por fases de recessão. É preciso aprender a se adaptar as mudanças do mercado, principalmente em fases de crise.

 

O empresário inovador

O empresário inovador é peça fundamental dentro desse pensamento, responsável por criar um novo produto, processo, serviço, tecnologia ou gerar uma melhoria importante em algo já existente. Se este empresário tem acesso a crédito para financiar sua ideia haveria a geração de investimento, renda e lucro impulsionando o crescimento econômico.

 

Mas como isso impactaria no mercado como um todo?

O estímulo para a inovação viria primeiramente da concorrência, quanto mais empresários estiverem atuando em  mercado com um produto similar, maior é a competição por mercado e as margens de lucro são afetadas negativamente. Atuar  com um produto novo irá gerar, temporariamente, um monopólio e  garantir o aumento das margens de lucros do empresário inovador.

Depois ele seria seguido por inúmeros imitadores que estimulam a propagação da inovação e progressivamente vão diluindo os lucros no mercado, gerando a necessidade de inovação por parte dos empresários, iniciando uma nova fase no processo continuo de criação inovação tecnológica e produtiva. Ao  longo da  história um processo se sobrepõe a outro, essas adaptações são chamdas por  Schumpeter de “destruição criativa”.

 Passar por um período de crise pode ser o estímulo para alavancar o empreendedorismo, como é notório atualmente no país. Recessão, historicamente, faz parte do sistema capitalista afinal ‘capitalismo estabilizado é uma contradição em termos’ (Schumpeter).

 

Como Schumpeter pode te influenciar?

Teoria econômica é algo que está presente no nosso dia a dia, mesmo que você não perceba. A atual fase econômica do país pode ser a sua oportunidade de se tornar o empresário inovador, de ser você o gerador de emprego e renda.

Pense em algo em que você seja muito bom, em uma ideia de melhoria para algum produto ou serviço, e se precisar conte conosco.

Continuar lendo

Como agregar valor ao produto?
Mercado de alimentação continua crescendo

1 comentário

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Compartilhar

Assinatura

Compromisso flexível: contratos mensais, sem fidelização.

Suporte

Cobertura completa: atendimento remoto em todo o território nacional.

Propósito

Soluções sob medida: serviços personalizados para atender às necessidades únicas da sua empresa.