Como a alta do dólar pode afetar seu negócio
Consultoria . Economia

Como a alta do dólar pode afetar seu negócio

Por Gisela Guimarães

As movimentações do dólar

Apesar de ser uma característica comum a muitas economias no mundo, a forte relação com dólar apresenta alguns desafios para a estabilidade econômica de um país. No Brasil não é diferente, apesar da atuação constante do banco central para manter a moeda em um patamar que não afete demasiadamente a economia economia brasileira, nem todos os impactos conseguem ser absorvidos pelo órgão. A baixa do dólar pode prejudicar a balança comercial retirando reservas do país e prejudicando as exportações, mas hoje gostaríamos de conversar a respeito da alta do dólar, movimento muito mais comum para nós nos últimos anos.

As altas da moeda americana irão afetar diretamente consumo e custo. Para entender melhor lembre-se que boa parte das commodities nacionais são importadas, quando o dólar tem uma aumento isso irá afetar a inflação dentro do país. Esse movimento será sentido pelas famílias, grupo que representa boa parte da dinâmica da economia brasileira. Uma retração de consumo impacta todas as empresas, mas será mais danoso para  as pequenas e médias. Daí vem a importância de manter constante observação a respeito das flutuações da taxa de câmbio.

Há ainda o aumento dos custos das empresas que trabalham com dólar ou tem alguma despesa significativa atrelada a essa moeda. Se os custos do empresário estão aumentando e não há um acompanhamento da receita não razão para que ele invista ou contrate, sendo mais comum o movimento contrário. Então, esse aumento dos custos afeta a geração de emprego e deprime ainda mais a economia. De modo geral o pequeno e médio empresário não está atento a mudanças na moeda americana e dessa forma mudanças na taxa de câmbio são um choque não previsto pelos gestores.

Como me preparar para isso?

De todos os desafios que o empresário enfrenta no país acompanhar movimentação de taxa de câmbio pode parecer a última das prioridades, mas é importante reforçar a ideia de que esse esforço pode auxiliá-lo a evitar períodos de turbulência. Neste ano o dólar já passou por inúmeras altas, pense por exemplo na sua operação e o quanto ela será afetada por esses aumentos.  

Se é difícil prever variações de câmbio para que é especialista, imagina para quem não é. Mas existem formas de estar preparado para esse momento. Talvez um dos principais fatores que podem te ajudar  é ter um bom plano de negócio, que leve em consideração, além das variações do dólar, períodos de baixa nas vendas do seu segmento e momentos de recessão.

Na Stegia estamos sempre buscando ferramentas e pensando em meios que possam auxiliá-lo a gerir da melhor maneira possível o seu negócio. Para entender se sua operação precisa se proteger dessas variações de taxa de câmbio e como você pode fazer isso entre em contato conosco e vamos trabalhar juntos.

Somos uma empresa focada em transformar negócios.

Conheça os nossos
serviços de Consultoria

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Eu escolho a cada dia ser parte dessa equipe motivado por uma cultura de desafios constantes, ambiente agradável e valores éticos de uma empresa que preza por seus clientes e colaboradores."

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

Formada em Economia e colaboradora da Stegia entre 2018 e 2019.

"O que me encanta e me faz querer estar aqui é a possibilidade de contribuir diariamente com uma empresa inovadora, ética e competente!"

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

Sócio fundador da Stegia.

"O que me encanta na Stegia é a percepção que  tenho de que todas as pessoas estão empenhadas no desenvolvimento da empresa."

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Poder colaborar com uma equipe totalmente alinhada e determinada a construir processos de aperfeiçoamento para impactar os negócios dos nossos clientes e nosso ambiente de trabalho, me faz querer ser um 'stegiário'!"

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

Sócio fundador e idealizador da Stegia.

"A Stegia foi pensada para fornecer serviços e tecnologia para um mercado em plena expansão."

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

 Formada em publicidade e propaganda, foi colaboradora da EQS Negócios entre 2017 e 2019.

"Amo escrever e ajudar os outros a contarem suas histórias."

Avatar Gisela Guimarães - Colab da Stegia

Gisela Guimarães

 Formada em administração de empresas e  colaboradora da Stegia desde 2017.

"Além de uma cultura organizacional 'diferentona' que proporciona o melhor ambiente de trabalho, a Stegia me desafia, todos os dias, a entregar as melhores soluções em tecnologia. Adoro isso!"


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados


Receba nossas novidades