Contabilidade para o ramo alimentício

Consultoria

Contabilidade para o ramo alimentício

Já falamos aqui no Blog da Stegia a importância da contabilidade para a gestão do negócio, para que se tenha uma boa administração dos recursos e a garantia da legalização referente às obrigações vigentes. 

No serviço de contabilidade da Stegia nós trabalhamos com diversos nichos, inclusive com o ramo alimentício, mas o nosso diferencial está no fato de usarmos a tecnologia para amenizar a burocracia. Buscamos trazer as mesmas obrigações com um conceito inovador, tornando seu dia a dia mais eficiente com à construção inteligente de processos. No nosso serviço, as informações contábeis da sua empresa vão estar, literalmente, na palma da sua mão, sem precisar daquelas “montanhas” de papéis.

Entenda a importância 

O ramo alimentício engloba restaurantes, bares, lanchonetes e entre outros, e a contabilidade para esse tipo de negócio vai além do cumprimento de obrigações acessórias, estas atividades possuem regras tributárias muito peculiares, onde é bastante comum encontrar empresas de alimentação pagando impostos de forma indevida por não estarem segregando seus produtos conforme suas devidas tributações, e assim pagando impostos a mais do que o devido.

Além dos devido cuidados tributários, estes tipos de empresas devem se atentar às exigências quanto ao seu departamento pessoal e folha de pagamento, pois é um segmento que possui regulamentações específicas, exigências de sindicato além de pagamentos como adicional noturno e horas extras, são atividades que muitas vezes cabe a implantação de um banco de horas para compensação de horas, visto que costuma-se fazer muitas horas extras em determinados dias.

Na Stegia, a sua empresa de alimentação também encontra as melhores orientações para conduzir o seu financeiro da melhor forma para o atendimento às regras e normas contábeis e ainda conduzir a gestão dos seu negócio. Confira abaixo algumas dicas sobre gestão financeira que podem te ajudar a alavancar seu negócio juntamente com a contabilidade.

Dicas sobre gestão financeira para empresas no ramo alimentício

Acompanhe o fluxo de caixa ativamente

Essa é uma demanda muito importante, mas observamos que muitos gestores deixam de lado ou até mesmo demandam essa tarefa para outra pessoa, mas é muito importante que o gestor também esteja envolvido, afinal o fluxo de caixa é o “coração” da empresa. 

Com um acompanhamento correto, é possível detectar alguns erros e corrigi-los rapidamente, além disso, um fluxo de caixa bem feito auxilia e muito o seu contador para auxiliar você em relação às normas contábeis. 

Faça um bom controle de estoque

Você já chegou em um restaurante e não pode consumir aquilo que desejava porque no momento eles não tinham em estoque? Essa é uma situação chata que a maioria das pessoas já vivenciaram, o controle de estoque precisa ter um equilíbrio, porque estocar demais aumentam as chances de perda, ainda mais quando falamos de alimentos. E estocar de menos pode prejudicar a performance do seu estabelecimento, podendo atingir seus lucros e também sua reputação. 

Nessa situação vemos como um sistema gestão de restaurante pode auxiliar o gestor, pois fazer o controle de estoque juntamente com o fluxo de caixa pode ajudar em muitas decisões e também em novas estratégias. 

Gostou do conteúdo?

Infelizmente, chegou o final do conteúdo, mas acreditamos que depois dele, você vai conseguir entender melhor a importância da contabilidade para o ramo alimentício, esperamos ansiosamente pelo seu feedback.

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços em Stegia e outros conteúdos como esse no Blog da Stegia.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e twitter @stegiadobrasil, esperamos pelo seu ♥.

Conselho Regional de Contabilidade: GO-002926/O

Somos uma empresa focada em transformar negócios.

Conheça os nossos serviços para

pequenos e novos negócios

médias e grandes empresas

Avatar Guilherme Bohm - Colab da Stegia

Guilherme Bohm

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Eu escolho a cada dia ser parte dessa equipe motivado por uma cultura de desafios constantes, ambiente agradável e valores éticos de uma empresa que preza por seus clientes e colaboradores."

Avatar Guilherme Bohm - Colab da Stegia

Guilherme Bohm

Formada em Economia e colaboradora da Stegia entre 2018 e 2019.

"O que me encanta e me faz querer estar aqui é a possibilidade de contribuir diariamente com uma empresa inovadora, ética e competente!"

Avatar Guilherme Bohm - Colab da Stegia

Guilherme Bohm

Sócio fundador da Stegia.

"O que me encanta na Stegia é a percepção que  tenho de que todas as pessoas estão empenhadas no desenvolvimento da empresa."

Avatar Guilherme Bohm - Colab da Stegia

Guilherme Bohm

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Poder colaborar com uma equipe totalmente alinhada e determinada a construir processos de aperfeiçoamento para impactar os negócios dos nossos clientes e nosso ambiente de trabalho, me faz querer ser um 'stegiário'!"

Avatar Guilherme Bohm - Colab da Stegia

Guilherme Bohm

Sócio fundador e idealizador da Stegia.

"A Stegia foi pensada para fornecer serviços e tecnologia para um mercado em plena expansão."

Avatar Guilherme Bohm - Colab da Stegia

Guilherme Bohm

 Formada em publicidade e propaganda, foi colaboradora da EQS Negócios entre 2017 e 2019.

"Amo escrever e ajudar os outros a contarem suas histórias."

Avatar Guilherme Bohm - Colab da Stegia

Guilherme Bohm

 Formada em administração de empresas e  colaboradora da Stegia desde 2017.

"Além de uma cultura organizacional 'diferentona' que proporciona o melhor ambiente de trabalho, a Stegia me desafia, todos os dias, a entregar as melhores soluções em tecnologia. Adoro isso!"

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Busque por suas áreas de interesse

Gostou? Se inscreva!

Cadastre seu melhor e-mail para recebar sempre nossas novidades.

* Não mandamos spam

Compartilhe

Relacionados