Como manter a motivação dos colaboradores em home office

Consultoria

Como manter a motivação dos colaboradores em home office

 Resumo da postagem:

  • Fatores que causam a falta de motivação
  • O que os gestores podem fazer para aumentar a motivação da equipe

  • Estimule a comunicação entre os membros da equipe
  • Dê feedbacks objetivos aos seus colaboradores
  • Oriente sua equipe

 

Mostramos aqui em nosso Blog como a organização é um fator essencial para o home office, no atual cenário muitas empresas já estão a um bom tempo trabalhando no formato remoto, e observamos que manter a motivação das equipes tem sido um tanto quanto desafiador para os gestores, já que várias pesquisas mostraram que colaboradores em home office ficam menos motivados do que quando estão no escritório.

No momento de crise é natural sentirmos medo, afinal nesses períodos a incerteza aumenta muito, no presente momento é compreensível que alguns colaboradores tenham receio de perder o emprego e de ter a saúde prejudicada, e isso pode acarretar uma diminuição na motivação.

 Outros fatores que pioram a falta de motivação

  • Desaceleração do ritmo de trabalho, já que em casa existem mais distrações e muitas vezes a família não entende o horário de trabalho.
  • Diminuição da relação entre os colegas de trabalho, isso afeta a possibilidade de aprender e tirar dúvidas um com os outros, além disso, piora a questão de ter respostas rápidas.

O que os gestores podem fazer para aumentar a motivação da equipe

Estimule a comunicação entre os membros da equipe

Conversar abertamente sobre motivação deve ser uma objetivo a ser cumprido dentro da organização, o gestor precisa estar atento aos colaboradores que se identificaram menos motivados e tentar o mais rápido possível solucionar esse problema.

E se não puder ser solucionado, é de extrema importância que os canais de comunicação sejam eficazes, para que em nenhum momento o colaborador excluído.

Dê feedbacks objetivos aos seus colaboradores

É importante que os feedbacks dados no ambiente remoto sejam consistentes e objetivos, criando assim um ambiente de colaboração e segurança para todas as partes da empresa.

Identifique características específicas de cada colaborador para que seja possível estabelecer prós e contras sobre o trabalho realizado por ele, é claro que escutar elogios e qualificações é muito melhor do que ouvir uma crítica, porém, as críticas também são interessantes, desde que feitas de maneira não agressiva e ponderando os pontos de melhoria desejado.

Oriente sua equipe

Ao estabelecer as conversas diários com os funcionários é importante manter recomendações de boas práticas, dar dicas de como se organizar para o trabalho em home office, programar horários para que sejam feitas reuniões diariamente a fim de ser discutido o rendimento da equipe e possíveis problemas. 

A prática da orientação são ótimos aliados no home office, afinal, os gestores esperam um  um maior comprometimento de seus colaboradores, mas para isso os mesmos precisam estar bem orientados.

Gostou desse conteúdo? 

Infelizmente, chegou o final do conteúdo, mas acreditamos que depois dele, você vai conseguir aumentar a motivação da sua equipe em home office, esperamos ansiosamente pelo seu feedback.

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços em Stegia e outros conteúdos como esse no Blog da Stegia.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e @stegiarioverde, esperamos pelo seu ♥.

Fontes: Blueprintt

Somos uma empresa focada em transformar negócios.

Conheça os nossos serviços para

pequenos e novos negócios

médias e grandes empresas

Avatar Karine Carvalho - Colab da Stegia

Karine Carvalho

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Eu escolho a cada dia ser parte dessa equipe motivado por uma cultura de desafios constantes, ambiente agradável e valores éticos de uma empresa que preza por seus clientes e colaboradores."

Avatar Karine Carvalho - Colab da Stegia

Karine Carvalho

Formada em Economia e colaboradora da Stegia entre 2018 e 2019.

"O que me encanta e me faz querer estar aqui é a possibilidade de contribuir diariamente com uma empresa inovadora, ética e competente!"

Avatar Karine Carvalho - Colab da Stegia

Karine Carvalho

Sócio fundador da Stegia.

"O que me encanta na Stegia é a percepção que  tenho de que todas as pessoas estão empenhadas no desenvolvimento da empresa."

Avatar Karine Carvalho - Colab da Stegia

Karine Carvalho

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Poder colaborar com uma equipe totalmente alinhada e determinada a construir processos de aperfeiçoamento para impactar os negócios dos nossos clientes e nosso ambiente de trabalho, me faz querer ser um 'stegiário'!"

Avatar Karine Carvalho - Colab da Stegia

Karine Carvalho

Sócio fundador e idealizador da Stegia.

"A Stegia foi pensada para fornecer serviços e tecnologia para um mercado em plena expansão."

Avatar Karine Carvalho - Colab da Stegia

Karine Carvalho

 Formada em publicidade e propaganda, foi colaboradora da EQS Negócios entre 2017 e 2019.

"Amo escrever e ajudar os outros a contarem suas histórias."

Avatar Karine Carvalho - Colab da Stegia

Karine Carvalho

 Formada em administração de empresas e  colaboradora da Stegia desde 2017.

"Além de uma cultura organizacional 'diferentona' que proporciona o melhor ambiente de trabalho, a Stegia me desafia, todos os dias, a entregar as melhores soluções em tecnologia. Adoro isso!"

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Busque por suas áreas de interesse

Gostou? Se inscreva!

Cadastre seu melhor e-mail para recebar sempre nossas novidades.

* Não mandamos spam

Compartilhe

Relacionados