Atrair, conquistar e converter clientes exige práticas e estratégias bem planejadas e que podem durar até meses para o fechamento de uma venda. Pensando nisso, conservar os clientes que sua empresa já conquistou pode ser uma ótima estratégia para obtenção de lucros e bons resultados. Para isso o administrador deve investir no processo de fidelização de clientes, que consiste no uso de práticas que valorizam e ajudam o cliente, para que a empresa consiga mantê-lo fiel ao seu produto. Isso faz com que ele volte mais vezes e fale bem do serviço adquirido para amigos e familiares.
O estabelecimento dessa relação de confiança e amizade entre empresa e cliente, promove laços que geram benefícios para ambos os lados. Para o seu negócio a fidelização de clientes pode trazer vantagens como:
- Cross selling (prática de convencer seu cliente a consumir seu produto novamente, ou outro produto semelhante);
- Sua empresa consegue fechar mais negócios;
- Fidelizar clientes é mais econômico do que conquistar novos ;
- Clientes fidelizados e satisfeitos promovem marketing de referência;
Como faço para fidelizar meus clientes?
- Atendimento de qualidade:
O atendimento deve ser sempre de qualidade visando atender as necessidades específicas de cada cliente.
- Conheça seu público alvo:
Só é possível personalizar seu atendimento se sua empresa conhece o perfil do cliente. A partir de definições como faixa etária, condição financeira, porte da empresa, tempo online, veículo de comunicação mais usado, entre outros dados, é possível saber como chegar até os clientes e qual a melhor abordagem a ser usada com cada um deles.
- Equipe capacitada:
Toda a sua equipe deve ser preparada para conseguir realizar atendimento personalizado, solucionando os problemas de cada cliente com antecedência e recomendando a melhor solução, sempre informando e ajudando no que for necessário.
- Produto de qualidade:
Todos os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa devem ser executados de maneira eficiente solucionando os problemas dos clientes que os adquirirem. Além disso, tecnologia e inovação também são pontos de atração e ajudam a agradar possíveis compradores.
- Programas de fidelidade:
Programas baseados em oferta de promoções, vantagens e combos que podem interessar aos clientes, mantendo-os mais tempo interessados na sua empresa e talvez levando-os a realizar uma segunda compra.
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