A importância do SKU para a sua loja

Sabemos que gerenciar qualquer tipo de negócio não é uma tarefa fácil, demanda muito tempo e organização, e para lojas online o SKU pode ajudar muito na parte do processo de logística para manter o controle do estoque correto, afinal quanto maior o número de produtos oferecidos, mais difícil é de manter o controle. Mas afinal, o que é SKU?

O que é SKU?

SKU significa em inglês “Stock Keeping Unit”, e em português é “Unidade de Manutenção de Estoque”. É um código de 8 dígitos que é capaz de identificar os produtos e que permite que os gestores acompanhem a trajetória do produto no estoque. Para e-commerces que usam o código SKU, isso garante que o estoque fique organizado e que os itens certos sejam enviados para os consumidores.

Uma loja que usa o código SKU consegue identificar os produtos através de características, como tamanho, cor, tipo de produto, etc. Essa escolha da característica fica a critério do gestor, que deve sempre pensar na facilidade da equipe, pensando ainda no produto, é possível criar códigos de diversos tipos de segmentos e produtos, como por exemplo: vestuário, sapatos, eletrônicos. Além disso, é preciso contratar uma empresa ou profissional especialista para gerar esses códigos, para que tudo saia o mais correto possível.

Qual é a importância de usar o código SKU no seu e-commerce?

Como foi dito, a organização é algo essencial para qualquer tipo de negócio, e para o virtual isso se torna ainda mais, porque é preciso reduzir erros e atrasos nas entregas. 

Para isso, a gestão do estoque costuma ser uma das maiores dificuldades dos gestores, porque de fato é complicado para organizar, e com o código SKU, essa parte se torna bem mais simples e fácil, porque basta digitar o código e em questão de segundos obter todas as informações sobre o produto, como: quantidade do produto em estoque, o número de vendas realizadas no mês, onde o produto está armazenado e diversos outros dados sobre a mercadoria.

Diferença entre o código de barras e o código SKU?

Diferente do SKU, o código de barras pode ser visto pelo cliente e o mesmo tem a possibilidade de consultar o preço com a ajuda de um leitor. E o SKU é feito exclusivamente para a parte interna da empresa, ou seja, só os funcionários terão acesso, já que o SKU não consegue ser lido em leitores. 

Gostou do conteúdo?

Infelizmente, chegou o final do conteúdo, mas acreditamos que depois dele, você vai conseguir entender melhor a importância do código SKU para o seu e-commerce, esperamos ansiosamente pelo seu feedback.

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços em Stegia e outros conteúdos como esse no Blog da Stegia.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e twitter @stegiadobrasil, esperamos pelo seu ♥.

Serviços em destaque

Últimos podcasts

Continuar ouvindo
Hipster Ponto Tech

Hipster Ponto Tech

Papo de Gestão

Papo de Gestão

Like a Boss

Like a Boss

NerdCast

NerdCast

FodCast

FodCast

Do Zero ao Topo

Do Zero ao Topo

Sobre nós

Marketplace

Falar com um Analista

Acompanhar nossas novidades