Relatórios contábeis: entenda como funciona

Aqui no Blog da Stegia e no nosso Instagram já falamos muito sobre a importância da contabilidade para todos os tipos de empresa, desde pequenas até grandes empresas, e o relatório contábil também faz parte disso. Mas afinal, o que são relatórios contábeis?

Os relatórios contábeis são feitos por profissionais formados em ciências contábeis, e é um documento que descreve com dados técnicos todas as informações sobre a empresa no âmbito contábil. Nesse documento, estão todos os custos, despesas, lucros, impostos pagos, etc.

A frequência que são feitos dependem da demanda da empresa, alguns fazem mensamente, outros semestralmente, e por aí vai, mas o mais importante é se alinhar com a sua equipe de contabilidade, assim eles poderão te auxiliar. Além disso, para ter acesso com facilidade é interessante que todos esses documentos estejam digitalizados e sejam disponibilizados através do sistema de nuvem. Na Stegia, trabalhamos assim com todos nossos serviços, todos os documentos com informações importantes para o nosso cliente sempre está literalmente na palma da mão dele. 

E na contabilidade, não é diferente, porque afinal sabemos que uma contabilidade bem feita pode auxiliar no processo de decisão dentro do negócio, então é interessante ter acesso a tudo com facilidade e rapidez.

Entenda a importância dos relatórios contábeis

Assim como a contabilidade em geral e também o financeiro, os relatórios contábeis são capazes medir a saúde financeira de uma organização de forma bem clara e organizada. Quando o gestor perde o controle da situação financeira da empresa, é preciso repensar e organizar novamente, pois um bom conhecimento sobre a saúde financeira da empresa é imprescindível para o bom caminho de qualquer tipo de negócio.

Quais são os relatórios contábeis

Normalmente, nos relatórios contábeis são usados alguns termos que são de difícil compreensão do empresário, então é de extrema importância que a equipe contábil saiba colocar os relatórios em uma linguagem mais simples, para que assim o empresário tenha total compreensão. Sobre os relatórios, existem vários e a sua equipe de contabilidade irá te auxiliar para saber quais são os adequados para o seu tipo de negócio. Procure sempre um profissional qualificado para te auxiliar, são eles: 

  • Balanço Patrimonial (BP);
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)
  • Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC): exceto para as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00, quando se torna obrigatório;
  • Demonstrativo do Valor Adicionado (DVA): exceto para as companhias abertas.

Gostou do conteúdo?

Infelizmente, chegou o final do conteúdo, mas acreditamos que depois dele, você vai conseguir entender um pouco mais sobre os relatórios contábeis, esperamos ansiosamente pelo seu feedback.

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços em Stegia e outros conteúdos como esse no Blog da Stegia.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e twitter @stegiadobrasil, esperamos pelo seu ♥.

ContabilidadeEmpreendedorismoFinanceiro

Serviços em destaque

Shopify Uma plataforma com todos os recursos de e-commerce e pontos de venda necessários para você começar, gerenciar e expandir o seu negócio.
Sólides Recrutamento & Seleção, Desenvolvimento & Produtividade, Engajamento & Performance, Retenção e Uso Inteligente de Dados. O RH das PME`s do Brasil em boas mãos.
Tiny ERP Com o Tiny você padroniza os processos, aumenta a eficiência da operação e gerencia os principais recursos do seu negócio.

Últimos podcasts

Continuar ouvindo
Hipster Ponto Tech

Hipster Ponto Tech

Papo de Gestão

Papo de Gestão

Like a Boss

Like a Boss

NerdCast

NerdCast

FodCast

FodCast

Do Zero ao Topo

Do Zero ao Topo

Sobre nós

Carreira

Falar com um Analista

Acompanhar nossas novidades