Qual é o melhor certificado digital para sua transportadora?

O certificado digital é essencial para transportadoras, uma vez que são necessários para a emissão de documentos obrigatórios de transporte, como por exemplo o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e o Manifesto de Carga eletrônico (MDFe).

Esses documentos são constantemente enviados de forma online, e por isso, precisamos ser assegurados para a proteção e segurança dos envolvidos da transação. A função do certificado digital é justamente garantir a preservação dos dados e informações nessas transações eletrônicas e em outros serviços realizados pela internet.

O que é certificado digital?

O certificado digital é uma ferramenta importante para processos de dados e transferência de documentos entre pessoas, empresas e até o governo. Como dito anteriormente, seu principal objetivo é promover a segurança nas transações de dados realizados online.

Através dessa ferramenta é possível fazer a identificação, autenticação e assinatura de documentos digitais. Com o certificado digital você também consegue:

  • Emitir Nota Fiscal Eletrônica;
  • Emitir os documentos de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e de Manifesto de Carga eletrônico (MDFe);
  • Enviar a declaração do Imposto de Renda;

Esse certificado pode ser um token, um cartão com chip ou um programa de computador. Por isso, é possível realizar a troca de e assinatura de documentos de qualquer lugar que você esteja e que tenha acesso a internet.

Quem precisa do certificado digital?

Seu uso é obrigatório para as empresas de transporte de carga, quando vão emitir o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e de Manifesto de Carga eletrônico (MDFe). Também, todas as empresas presentes em regimes tributários, as que precisam emitir nota fiscal e as que desejam fazer transações de forma mais segura.

Quais os tipos de certificado digital para transportadoras?

O certificado digital mais indicado para as transportadoras é o e-CNPJ, você pode emiti-lo aqui. Com ele a empresa consegue assinar todos os documentos fiscais exigidos, entre eles o CTe e o MDFe.

Quando a empresa transportadora adquire o e-CNPJ, é preciso decidir qual será a forma de armazenamento de seus dados. Para isso, existem os certificados A1 e A3.

Certificado digital A1: é um arquivo digital que possui uma senha como segurança, não tem risco de danos mecânicos (não quebra ou estraga) e possui uma armazenamento de backup.

Certificado digital A3: é um dispositivo físico que armazena o certificado digital, podendo ser um cartão com chip ou token. É muito seguro, só pode por quem o tem em mãos e possui a senha, mas o certificado não pode ser removido do dispositivo.

Confira as principais vantagens e desvantagens de cada um deles:

Dessa forma fica mais fácil para você decidir qual irá atender melhor  suas necessidades.

Se você não sabe por onde começar a regularizar sua transportadora, fala com a gente que podemos resolver todos os detalhes para sua empresa.

A Stegia quer te mostrar porque a logística é importante para sua empresa, e, garantir aqui ela será feita com excelência para que seus negócios operem bem e cresçam constantemente. 

Aqui nós analisamos toda a sua empresa e fazemos alterações precisas, para que a logística atenda suas necessidades e te diferencie no mercado. 

Para mais informações acesse A FORÇA DA STEGIA TRABALHANDO PARA VOCÊ

Gostou do conteúdo?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre o assunto, estamos ansiosamente pelo seu feedback!

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços e outros conteúdos como esse em nosso Blog.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e LinkedIn. Até a próxima! ♥.

LogísticaTransportadoras

Serviços em destaque

Shopify Uma plataforma com todos os recursos de e-commerce e pontos de venda necessários para você começar, gerenciar e expandir o seu negócio.
Sólides Recrutamento & Seleção, Desenvolvimento & Produtividade, Engajamento & Performance, Retenção e Uso Inteligente de Dados. O RH das PME`s do Brasil em boas mãos.
Tiny ERP Com o Tiny você padroniza os processos, aumenta a eficiência da operação e gerencia os principais recursos do seu negócio.

Últimos podcasts

Continuar ouvindo
Hipster Ponto Tech

Hipster Ponto Tech

Papo de Gestão

Papo de Gestão

Like a Boss

Like a Boss

NerdCast

NerdCast

FodCast

FodCast

Do Zero ao Topo

Do Zero ao Topo

Sobre nós

Carreira

Falar com um Analista

Acompanhar nossas novidades