Consultoria

Mapeamento de Processos: Definição e Vantagens

Mapeamento de Processos: Definição e Vantagens

No contexto corporativo, processo é o termo que indica a ação de avançar na sequência lógica de atividades de um fluxo de trabalho. Ao mapear um processo é possível ter uma visão clara de seus principais componentes, o que permite um estudo de melhorias e reformulação ou eliminação de atividades que não agregam valor. Analisar os processos de uma maneira mais abrangente, cria uma visão sistêmica e evidencia os pontos fortes, fracos e oportunidades para uma boa gestão estratégica.

O mapeamento é voltado para melhoria contínua e conjunta e é utilizado para propor, determinar e definir ações de melhoria. Entre as diversas vantagens, destacamos:

Otimização de recursos

Um gargalo é uma restrição de capacidade que cria um bloqueio no fluxo de trabalho.

O mapeamento das entradas e saídas do processo torna possível a compreensão, e principalmente a visualização de pontos de melhoria para uma boa gestão de recursos.

A otimização pode ser percebida principalmente na redução de desperdícios e retrabalho, falhas e inconsistências que prejudicam o desempenho das atividades.

Com o mapeamento todos os gargalos ficam evidenciados, esclarecendo a necessidade real de recursos e facilitando sua alocação, sejam eles materiais, humanos ou financeiros. O que garante que não haja desequilíbrio no custo-benefício do processo.

Uniformidade e Padronização

O mapeamento também permite estabelecer uniformidade e padronização dos processos com especificações bem definidas e que visam maximizar a eficiência das atividades.

Quando todos executam suas tarefas seguindo um padrão, reduzem drasticamente as chances de inconsistências, facilitam a continuidade do fluxo de entrega, trabalham com um maior senso de responsabilidade e com um melhor direcionamento pois sabem exatamente o que deve ser feito, como deve ser feito, e qual é o resultado esperado.

Gestão de desempenho

Com a clareza e a padronização que o mapeamento proporciona, o processo se torna altamente gerenciável, com fácil visualização de cada atividade da jornada do seu produto/serviço, identificação de desvios no padrão e garantia de qualidade na entrega.

Isso possibilita a definição e acompanhamento de indicadores e traz previsibilidade de resultados e aceleração no crescimento do seu negócio.

Quem está dentro da operação na maioria das vezes possui uma visão local e individualizada. Nosso time traz uma visão global e é qualificado para te auxiliar nessa jornada de compreender, documentar, validar, reformular, padronizar e auditar seus processos!

Gostou do conteúdo?

Infelizmente, chegou o final do conteúdo, mas acreditamos que depois dele, você vai conseguir entender mais sobre como o mapeamento de processos é importante para a sua empresa, esperamos ansiosamente pelo seu feedback.

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços em Stegia e outros conteúdos como esse no Blog da Stegia.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e twitter @stegiadobrasil, esperamos pelo seu ♥.

Continuar lendo

O que a revolução dos bancos digitais tem a ver com o meu negócio?
5 dicas de gestão financeira que podem contribuir para sua empresa

1 comentário

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Compartilhar

Assinatura

Compromisso flexível: contratos mensais, sem fidelização.

Suporte

Cobertura completa: atendimento remoto em todo o território nacional.

Propósito

Soluções sob medida: serviços personalizados para atender às necessidades únicas da sua empresa.