Estamos em um momento no qual precisamos ficar reclusos em casa, mas muitos empresários podem ficar em dúvida de qual é o melhor posicionamento a ser tomado diante de seus funcionários.
Fique atento aos impactos do Covid-19 e dicas de ações para seu negócio | Confira |
Opções para ajudar os empresários diante da adversidade
Conceder férias individuais ou coletivas
A primeira possibilidade é conceder férias vencidas aos empregados que já possuem esse direito.
Caso a empresa tenha condições, poderá ser concedido férias coletivas, mas é importante que antes tenha uma reunião com os funcionários para elaborar uma ata de concessão de férias, informando a necessidade de suspensão das atividades por motivo de emergência pública.
Conceder folga remunerada
Outra opção é conceder folga remunerada, onde o empregado receberá o salário normalmente no 5º dia do mês de abril. É necessário também antes da concessão fazer uma reunião com seus empregados informando sobre a necessidade de suspensão das atividades por motivo de emergência pública, informando que os empregados receberão esses dias normalmente no 5º dia em seu salário, em contrapartida, serão descontados os dias nas férias, motivo esse que receberá ⅓ relacionado aos 30 dias e gozará da outra parte das férias recebendo o restante que ficou de acordo com seu período aquisitivo.
Conceder folga do banco de horas
Empresas que tenham o banco de horas de forma individual ou coletiva, tem a possibilidade de conceder folgas, confeccionado junto ao sindicato.
Trabalho em Home-office
O trabalho a distância é uma possibilidade para aqueles negócios em que os serviços possam ser executados remotamente. Nesses casos é importante observar seu a empresa pode oferecer os materiais necessários para que o funcionário realize o trabalho em Home Office, ou seja, em casa — os mais itens mais comuns para esse tipo de trabalho são computador e internet.
Deixar comentário
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.