Contabilidade

Contabilidade do futuro no presente: conheça a Estônia

Contabilidade do futuro no presente: conheça a Estônia

Em termos contábeis, o Brasil é um país muito burocrático e esse é o desafio de milhares de empreendedores. Na Stegia, assim como na Estônia, aplicamos a contabilidade do futuro no presente, mas dentro da realidade do nosso país. E o que a Estônia tem de diferente e especial? 

Realmente é impressionante, a Estônia possui o sistema tributário mais simples do mundo possibilitando a abertura de empresas em 2 horas, isso tudo tem relação direta com a digitalização dos serviços públicos, que é praticamente 100%. 

Para entender melhor esse ecossistema, devemos levar em consideração alguns fatores relevantes que fizeram a Estônia alcançar esse patamar, hoje vamos levantar 3 deles: empreendedorismo, investimentos e tecnologia. 

Tecnologia 

Somos apaixonados por tecnologia, acreditamos que ela tem o poder de nos ajudar e facilitar nossas vidas de diversas maneiras, e aliada ao mundo dos negócios isso fica ainda mais evidente. No Brasil ainda não temos muitas soluções tecnológicas no meio governamental, diferente da Estônia que já adotou várias soluções fundamentais de modelo de governo eletrônico. Algumas delas são:

  • X-Road: É uma solução open-source que permite a troca de informações entre diferentes bancos de dados, o que resulta da comunicação entre diferentes tipo de setores públicos. Combinado com outros elementos, isso viabilizou a plataforma digital utilizada pelo país. Com o acesso a plataforma foi possível disponibilizar 99% dos serviços públicos da Estônia.
  • ID Card: Este cartão é obrigatório por lei e consiste em ser um cartão individual com chip de identificação, que pode ser utilizado em todos os tipos de serviços públicos. Por ser obrigatório, este cartão é responsável pela autenticação dos usuários, permitindo também a assinatura eletrônica com validade jurídica. Mesmo sendo tecnologia relacionada ao setor público, tem ajudado muito na visibilidade do país. Atualmente o país busca compartilhar suas metodologias com governos que buscam a desburocratização, digitalização dos serviços, etc.

  • Empreendedorismo e investimentos

    No início dos anos 1990, o país tinha uma infraestrutura bem precária, e para melhorar essa realidade as estratégias de desenvolvimento regional se baseavam em parcerias público-privadas e atração de investimentos financeiros. Além disso, se construiu uma realidade favorável ao empreendedorismo, baseados na tecnologia da informação e na comunicação, a criação de novas empresas são estimuladas através dos baixos níveis burocráticos, onde uma empresa leva em média de 2 a 3 horas para ser aberta.

    A contabilidade na Stegia

    Como foi dito no início, o serviço de contabilidade da Stegia busca sempre estar de olho no futuro, mas como fazemos isso? Facilitando o dia a dia do seu negócio através de uma contabilidade totalmente digital, não trabalhamos com aquela “papelada” que normalmente associam ao ambiente contábil. Ou seja, adaptamos e cumprimos as mesmas obrigações com um conceito inovador, sendo mais eficiente com à construção inteligente de processos e ao design aplicado as entregas de valor.

    Mais qualitativo devido à tecnologia eficiente e aos sistemas parceiros homologados. Uma contabilidade inteligente que combina as vantagens de um processo inovador com as tecnologias do futuro.

    Gostou do conteúdo?

    Infelizmente, chegou o final do conteúdo, mas acreditamos que depois dele, você vai conseguir entender um pouco mais sobre o marketing digital, esperamos ansiosamente pelo seu feedback.

    Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços em Stegia e outros conteúdos como esse no Blog da Stegia.

    Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e twitter @stegiadobrasil, esperamos pelo seu ♥.

    Continuar lendo

    Use o marketing digital para alavancar suas vendas
    Tendências de tecnologias para pequenas empresas

    Deixar comentário

    Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

    Compartilhar

    Assinatura

    Compromisso flexível: contratos mensais, sem fidelização.

    Suporte

    Cobertura completa: atendimento remoto em todo o território nacional.

    Propósito

    Soluções sob medida: serviços personalizados para atender às necessidades únicas da sua empresa.