Primeiramente, devemos entender o conceito de omnichannel para podermos falarmos sobre ele, olhando a palavra em si temos primeiro omni que é uma palavra em Latim que transmite o significado “tudo”, e channel é uma palavra em inglês que significa “canal”, sendo assim, o significado seria algo “todos os canais”.
O omnichannel é uma estratégia que busca usar diferentes canais de comunicação simultaneamente, com o intuito de aproximar o offline e o online para melhorar a experiência do cliente.
Olhando o passado e agora, entendemos o porquê deste termo estar tão conhecido no varejo, já que houve um aumento das residências com acesso a internet e também a quantidade de pessoas que têm acesso a aparelhos móveis, fazendo com que os consumidores olhassem com muito mais facilidade e frequência as novidades e preços, e consumissem online a qualquer hora e em qualquer lugar, inclusive dentro da loja física.
Porque investir em omnichannel
Entendemos que o grande responsável por um negócio prosperar ou não é a experiência do cliente, investir em omnichannel não é investir em uma melhor experiência para o seu público, visto que com essa estratégia todos os pontos de contato são desenvolvidos para melhorar: as vendas, reputação da marca, relacionamento com o cliente, entre outros.
Colocando o omnichannel em ação
Experiência multicanal na loja virtual
Os omnishoppers sempre buscam na internet, seja em e-commerces ou em aplicativos conhecer ao máximo os produtos, independente se eles finalizam a compra online ou não, quanto mais informações eles conseguirem “arrecadar” mais eles se sentiram confiante para comprar.
Isso também reforça a importância de ter um e-commerce do seu negócio e reforçar sua presença digital, até porque “quem não está no Google, não existe”, não é mesmo? Na Stegia, somos especialistas em implantar diversas tecnologias, inclusive lojas online.
Uma forma de oferecer essa experiência é dando ao consumidor a opção de comprar o produto no site e retirar na loja física, por exemplo.
Experiência multicanal na loja física
É comum que na loja online tenha bem mais informações, mas o ambiente físico também deve oferecer essa experiência, pensando no lado “tradicional” essa é uma das funções dos vendedores, mas existem pessoas que desejam comprar sem auxílio de algum atendente ou até mesmo a loja não tem tantos vendedores à disposição, então a dica é oferecer ao consumidor a opção de consultar as informações por aparelhos móveis, por exemplo, isso pode ocorrer através de QR Codes, aumentando assim a interação entre o digital e o físico.
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Infelizmente, chegou o final do conteúdo, mas acreditamos que depois dele, você vai conseguir entender melhor a importância da contabilidade para o ramo alimentício, esperamos ansiosamente pelo seu feedback.
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