Como a alta do dólar pode afetar seu negócio

As movimentações do dólar

Apesar de ser uma característica comum a muitas economias no mundo, a forte relação com dólar apresenta alguns desafios para a estabilidade econômica de um país. No Brasil não é diferente, apesar da atuação constante do banco central para manter a moeda em um patamar que não afete demasiadamente a economia economia brasileira, nem todos os impactos conseguem ser absorvidos pelo órgão. A baixa do dólar pode prejudicar a balança comercial retirando reservas do país e prejudicando as exportações, mas hoje gostaríamos de conversar a respeito da alta do dólar, movimento muito mais comum para nós nos últimos anos.

As altas da moeda americana irão afetar diretamente consumo e custo. Para entender melhor lembre-se que boa parte das commodities nacionais são importadas, quando o dólar tem uma aumento isso irá afetar a inflação dentro do país. Esse movimento será sentido pelas famílias, grupo que representa boa parte da dinâmica da economia brasileira. Uma retração de consumo impacta todas as empresas, mas será mais danoso para  as pequenas e médias. Daí vem a importância de manter constante observação a respeito das flutuações da taxa de câmbio.

Há ainda o aumento dos custos das empresas que trabalham com dólar ou tem alguma despesa significativa atrelada a essa moeda. Se os custos do empresário estão aumentando e não há um acompanhamento da receita não razão para que ele invista ou contrate, sendo mais comum o movimento contrário. Então, esse aumento dos custos afeta a geração de emprego e deprime ainda mais a economia. De modo geral o pequeno e médio empresário não está atento a mudanças na moeda americana e dessa forma mudanças na taxa de câmbio são um choque não previsto pelos gestores.

Como me preparar para isso?

De todos os desafios que o empresário enfrenta no país acompanhar movimentação de taxa de câmbio pode parecer a última das prioridades, mas é importante reforçar a ideia de que esse esforço pode auxiliá-lo a evitar períodos de turbulência. Neste ano o dólar já passou por inúmeras altas, pense por exemplo na sua operação e o quanto ela será afetada por esses aumentos.  

Se é difícil prever variações de câmbio para que é especialista, imagina para quem não é. Mas existem formas de estar preparado para esse momento. Talvez um dos principais fatores que podem te ajudar  é ter um bom plano de negócio, que leve em consideração, além das variações do dólar, períodos de baixa nas vendas do seu segmento e momentos de recessão.

Na Stegia estamos sempre buscando ferramentas e pensando em meios que possam auxiliá-lo a gerir da melhor maneira possível o seu negócio. Para entender se sua operação precisa se proteger dessas variações de taxa de câmbio e como você pode fazer isso entre em contato conosco e vamos trabalhar juntos.

ConsultoriaEconomiaFinanceiro

Serviços em destaque

Shopify Uma plataforma com todos os recursos de e-commerce e pontos de venda necessários para você começar, gerenciar e expandir o seu negócio.
Sólides Recrutamento & Seleção, Desenvolvimento & Produtividade, Engajamento & Performance, Retenção e Uso Inteligente de Dados. O RH das PME`s do Brasil em boas mãos.
Tiny ERP Com o Tiny você padroniza os processos, aumenta a eficiência da operação e gerencia os principais recursos do seu negócio.

Últimos podcasts

Continuar ouvindo
Hipster Ponto Tech

Hipster Ponto Tech

Papo de Gestão

Papo de Gestão

Like a Boss

Like a Boss

NerdCast

NerdCast

FodCast

FodCast

Do Zero ao Topo

Do Zero ao Topo

Sobre nós

Carreira

Falar com um Analista

Acompanhar nossas novidades