A importância do serviço de delivery
O serviço de delivery nunca foi tão importante quanto agora porque tivemos que nos adaptar ao isolamento social diante da pandemia do Coronavírus, e por isso muitos estabelecimentos tiveram que se reinventar, e nesse momento que o investimento tem que ser feito, é que surgem as possibilidades, no caso do delivery, atualmente existem duas opções: montar uma estrutura própria ou optar por aplicativos que operam fazendo entregas, como Ifood, Rappi, Ubereats, entre outros.
Para escolher a opção correta para o seu negócio é necessário fazer uma análise do tamanho da sua empresa, custo de cada um e também observar as vantagens de ambos.
Custos financeiros
Sobre os custos financeiros, manter um serviço de delivery próprio demanda recursos, já que o empresário terá que calcular o custo da aquisição dos veículos e manutenção dos mesmos, impostos, seguros e a contratação ou terceirização da equipe que vai realizar as entregas.
E se o empreendedor quiser contratar o serviço de aplicativos, terá que levar em consideração as taxas cobradas pelos aplicativos, que costumam variar entre 10% a 30% do preço do produto entregue.
Para uma empresa pequena, pensando a curto prazo o aplicativo é melhor caso você não tenha uma demanda muito alta de entregas, mas a longo prazo o investimento em um delivery próprio é mais interessante porque pode ter um retorno melhor depois de um tempo.
Vantagens dos aplicativos de delivery
Enorme rede de usuários
Alguns aplicativos se tornaram muito populares, e hoje em dia a pessoa que tem acesso a um Smartphone certamente terá alguns desses aplicativos instalados, sendo assim, o seu negócio pode ser visto por milhares de pessoas.
Baixo custo de adesão
Para ter sua loja no aplicativo, não é necessário um investimento alto, normalmente basta solicitar a inclusão da sua empresa, porém, como foi dito acima o pagamento é feito através das taxas cobradas por cada aplicativo, o interessante é pesquisar porque alguns podem ter uma taxa menor que outros.
Possibilidade de conquistar novos clientes
Por ter uma grande base de usuários, o aplicativo funciona como um grande shopping, ou seja, o custo do marketing é menor, porque cada loja precisa buscar se destacar dos seus concorrentes através de boas avaliações, com isso o negócio pode conquistar e fidelizar novos clientes porque os mesmos saberão que o produto é de qualidade.
Vantagens de ter um delivery próprio
Escolha do método de entrega
Quando o delivery é próprio o gestor já elimina as taxas cobradas pelos aplicativos, além disso, é possível diluir o custo do delivery realizando entregas agendadas com o auxílio de uma montagem de rota, sobre o método da entrega é necessário observar os custos e qual método o seu cliente prefere, e também pode existir uma integração entre eles, por exemplo: pedidos pelo aplicativo e pelo telefone. Assim fica fácil de agradar aqueles clientes que são mais tecnológicos e os que não.
Inovação
As marcas estão sempre em busca de chamar a atenção do cliente, e quando você lança no mercado uma proposta diferente das demais, o seu negócio ganha destaque e consequentemente atrai o público.
A inovação pode surgir de diversas maneiras, desde como o produto é entregue (embalagem, entregador com o uniforme da marca, cuidado com o pedido, etc) até no pós venda, oferecendo uma experiência agradável e com possibilidade de criar um relacionamento com o cliente.
Fortalecimento da marca
Se o delivery da marca for por exemplo um aplicativo próprio, onde a equipe responsável terá total controle sobre toda a jornada de compra é possível pensar em como cada etapa será executada, possibilitando assim, uma comunicação mais assertiva. Isso demonstra uma preocupação com o seu cliente, porque enquanto muitas empresas optam por usar outros aplicativos e serviços terceirizados, você elaborou uma plataforma do seu negócio onde o seu cliente é o foco principal.
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Infelizmente, chegou o final do conteúdo, mas acreditamos que depois dele, você vai conseguir entender um pouco mais sobre delivery, esperamos ansiosamente pelo seu feedback.
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