Consultoria

Contabilidade para o ramo alimentício

Contabilidade para o ramo alimentício

Já falamos aqui no Blog da Stegia a importância da contabilidade para a gestão do negócio, para que se tenha uma boa administração dos recursos e a garantia da legalização referente às obrigações vigentes. 

No serviço de contabilidade da Stegia nós trabalhamos com diversos nichos, inclusive com o ramo alimentício, mas o nosso diferencial está no fato de usarmos a tecnologia para amenizar a burocracia. Buscamos trazer as mesmas obrigações com um conceito inovador, tornando seu dia a dia mais eficiente com à construção inteligente de processos. No nosso serviço, as informações contábeis da sua empresa vão estar, literalmente, na palma da sua mão, sem precisar daquelas “montanhas” de papéis.

Entenda a importância 

O ramo alimentício engloba restaurantes, bares, lanchonetes e entre outros, e a contabilidade para esse tipo de negócio vai além do cumprimento de obrigações acessórias, estas atividades possuem regras tributárias muito peculiares, onde é bastante comum encontrar empresas de alimentação pagando impostos de forma indevida por não estarem segregando seus produtos conforme suas devidas tributações, e assim pagando impostos a mais do que o devido.

Além dos devido cuidados tributários, estes tipos de empresas devem se atentar às exigências quanto ao seu departamento pessoal e folha de pagamento, pois é um segmento que possui regulamentações específicas, exigências de sindicato além de pagamentos como adicional noturno e horas extras, são atividades que muitas vezes cabe a implantação de um banco de horas para compensação de horas, visto que costuma-se fazer muitas horas extras em determinados dias.

Na Stegia, a sua empresa de alimentação também encontra as melhores orientações para conduzir o seu financeiro da melhor forma para o atendimento às regras e normas contábeis e ainda conduzir a gestão dos seu negócio. Confira abaixo algumas dicas sobre gestão financeira que podem te ajudar a alavancar seu negócio juntamente com a contabilidade.

Dicas sobre gestão financeira para empresas no ramo alimentício

Acompanhe o fluxo de caixa ativamente

Essa é uma demanda muito importante, mas observamos que muitos gestores deixam de lado ou até mesmo demandam essa tarefa para outra pessoa, mas é muito importante que o gestor também esteja envolvido, afinal o fluxo de caixa é o “coração” da empresa. 

Com um acompanhamento correto, é possível detectar alguns erros e corrigi-los rapidamente, além disso, um fluxo de caixa bem feito auxilia e muito o seu contador para auxiliar você em relação às normas contábeis. 

Faça um bom controle de estoque

Você já chegou em um restaurante e não pode consumir aquilo que desejava porque no momento eles não tinham em estoque? Essa é uma situação chata que a maioria das pessoas já vivenciaram, o controle de estoque precisa ter um equilíbrio, porque estocar demais aumentam as chances de perda, ainda mais quando falamos de alimentos. E estocar de menos pode prejudicar a performance do seu estabelecimento, podendo atingir seus lucros e também sua reputação. 

Nessa situação vemos como um sistema gestão de restaurante pode auxiliar o gestor, pois fazer o controle de estoque juntamente com o fluxo de caixa pode ajudar em muitas decisões e também em novas estratégias. 

Gostou do conteúdo?

Infelizmente, chegou o final do conteúdo, mas acreditamos que depois dele, você vai conseguir entender melhor a importância da contabilidade para o ramo alimentício, esperamos ansiosamente pelo seu feedback.

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços em Stegia e outros conteúdos como esse no Blog da Stegia.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e twitter @stegiadobrasil, esperamos pelo seu ♥.

Conselho Regional de Contabilidade: GO-002926/O

Continuar lendo

Conheça os benefícios de realizar uma auditoria na sua empresa
Complexidade tributária para supermercados

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Compartilhar

Assinatura

Compromisso flexível: contratos mensais, sem fidelização.

Suporte

Cobertura completa: atendimento remoto em todo o território nacional.

Propósito

Soluções sob medida: serviços personalizados para atender às necessidades únicas da sua empresa.