Tecnologia

Conheça ferramenta de organização Sipoc

Conheça ferramenta de organização Sipoc

A organização pode ser considerada um dos segredos para o sucesso, por isso é extremamente importante que você tenha todos os processos e informações da sua empresa sempre bem estabelecidos e em ordem. Existem inúmeras ferramentas que podem te ajudar com isso, mas entre elas se destaca a ‘SIPOC’, um sistema que vem conquistando cada vez mais adeptos por sua maneira abrangente e ao mesmo tempo específica para resolver todas as etapas dos processos. 

O que é? 

É uma ferramenta que possui a função de organizar processos. Cada letra da sigla corresponde a uma palavra em inglês, são elas: supplier, input, process, outputs e customer.

Para que serve?

Ela é utilizada para deixar de forma clara todas as etapas de um processo, estabelecendo os fatores que podem influenciar a execução e resultado do trabalho.

Como fazer? 

O objetivo é destrinchar todos os passos do processo, para garantir que elas sejam executadas da forma correta e seguindo parâmetros pré-estabelecidos.

Primeiro é necessário entender para o que serve cada etapa da sigla e como elas atuam:

Supplier (Fornecedor): Nesta etapa serão listados os possíveis fornecedores para seu seguimento. É necessário se perguntar qual deles irá te atender melhor e ser mais vantajoso para o seu processo.

Input (Entradas): O que é necessário para o processo de transformação. Por exemplo, para se fazer as peças de roupas são necessários tecidos, aviamentos, desenhos pilotos, entre outros.

Process (Processo): Aqui é necessário especificar cada etapa do processo e suas interações entre si. Também é preciso mostrar como cada etapa deve ser realizada e qual ordem deve ser seguida. Foque na descrição e nas instruções dos itens.

Outputs (Saídas): Deve-se estabelecer as saídas do processo, que são os resultados das transformações ou dos produtos finais. Essa é uma etapa importante para compreender melhor qual o objetivo final de todo o processo. Aqui também é possível estudar e estabelecer parâmetros para que os resultados sejam de alta qualidade.

Customer (Cliente): Na etapa final é definido quem serão as pessoas ou empresas que irão receber os processos ou produtos finais (as saídas). Sim, aqui o cliente fica no final do processo e não no começo. Isso acontece porque o objetivo é produzir algo para alguém, por isso é importante focar no produto e garantir que sua qualidade e funcionamento serão excelentes quando alcançarem o fim do processo.


Exemplo: Loja de roupas


Processo: produção de calças para uma loja

Supplier (Forncedores)

Input (Entradas)

Processo

Output (saídas)

Customer (Cliente)

Malharia A

Tecidos

  1. Desenvolver os modelos pilotos

Calça pantalona no viscolinho (nas cores preta, branca e azul marinho)

  1. Lojistas de atacado e varejo.

Malharia B

Bolsos

  1. Definir os tecidos que serão usados

Com dois bolsos, um em cada lateral

2. Clientes de varejo (compra direta)

Confecção C

Aviamentos

  1. Escolha dos aviamentos

Com cinco botões “invisíveis” no centro para fechar.

Confecção D

Modelos pilotos

  1. Encomenda dos bolsos

 

Por ter muitas etapas e passos, a princípio ele pode parecer um pouco confuso. Mas assim que começar a fazer você irá perceber o quanto ele é prático e eficiente.

Ah, e você pode começar com o que tiver, seja em uma folha de papel ou no Excel.

Gostou do conteúdo?

Infelizmente, chegou o final do conteúdo, mas acreditamos que depois dele, você vai conseguir entender mais sobre o assunto, esperamos ansiosamente pelo seu feedback.

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços em Stegia e outros conteúdos como esse no Blog da Stegia.

Entre em contato com um de nossos vendedores e saiba mais sobre os serviços que a Stegia oferece! Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e twitter @stegiadobrasil, esperamos pelo seu ♥.

Continuar lendo

Saiba quando contratar um serviço de consultoria
Transforme seu negócio em uma rede de franquias

1 comentário

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Compartilhar

Assinatura

Compromisso flexível: contratos mensais, sem fidelização.

Suporte

Cobertura completa: atendimento remoto em todo o território nacional.

Propósito

Soluções sob medida: serviços personalizados para atender às necessidades únicas da sua empresa.