Como fidelizar meus clientes?

Atrair, conquistar e converter clientes exige práticas e estratégias bem planejadas e que podem durar até meses para o fechamento de uma venda. Pensando nisso, conservar os clientes que sua empresa já conquistou pode ser uma ótima estratégia para obtenção de lucros e bons resultados. Para isso o administrador deve investir no processo de fidelização de clientes, que consiste no uso de práticas que valorizam e ajudam o cliente, para que a empresa consiga mantê-lo fiel ao seu produto. Isso faz com que ele volte mais vezes e fale bem do serviço adquirido para amigos e familiares.

O estabelecimento dessa relação de confiança e amizade entre empresa e cliente, promove laços que geram benefícios para ambos os lados. Para o seu negócio a fidelização de clientes pode trazer vantagens como: 

  • Cross selling (prática de convencer seu cliente a consumir seu produto novamente, ou outro produto semelhante);
  • Sua empresa consegue fechar mais negócios;
  • Fidelizar clientes é mais econômico do que conquistar novos ;
  • Clientes fidelizados e satisfeitos promovem marketing de referência;

Como faço para fidelizar meus clientes? 

  • Atendimento de qualidade:

O atendimento deve ser sempre de qualidade visando atender as necessidades específicas de cada cliente.

  • Conheça seu público alvo:

Só é possível personalizar seu atendimento se sua empresa conhece o perfil do cliente. A partir de definições como faixa etária, condição financeira, porte da empresa, tempo online, veículo de comunicação mais usado, entre outros dados, é possível saber como chegar até os clientes e qual a melhor abordagem a ser usada com cada um deles.

  • Equipe capacitada:

Toda a sua equipe deve ser preparada para conseguir realizar atendimento personalizado, solucionando os problemas de cada cliente com antecedência e recomendando a melhor solução, sempre informando e ajudando no que for necessário. 

  • Produto de qualidade:

Todos os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa devem ser executados de maneira eficiente solucionando os problemas dos clientes que os adquirirem. Além disso, tecnologia e inovação também são pontos de atração e ajudam a agradar possíveis compradores. 

  • Programas de fidelidade: 

Programas baseados em oferta de promoções, vantagens e combos que podem interessar aos clientes, mantendo-os mais tempo interessados na sua empresa e talvez levando-os a realizar uma segunda compra.

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