Para vender bem e com uma certa constância, é necessário ter muita organização, planejamento e criação de processos. Um deles é o funil de vendas, que consiste em etapas de funcionamento comercial que facilitam as tomadas de decisão.
Esse processo é compartilhado entre marketing e vendas dividido em três etapas: topo, meio e fundo. Cada uma delas também representa uma fase na jornada de compra do cliente, assim estarão presentes com informações controladas desde o primeiro contato até o fechamento do negócio.
Agora veja os objetivos de cada etapa, lembrando que nas duas primeiras você ainda não vende seu produto ou serviço, mas sim vai amadurecendo e preparando o lead até a etapa final.
- Topo: nesta fase o cliente irá conhecer sua abordagem ou produto, possivelmente eles também irão descobrir uma necessidade e uma solução, oferecida por você. Então, é necessário que você forneça conhecimento sobre o assunto abordado para os clientes, como infográficos, dados, e-books, etc.
- Meio: Agora que você já informou sobre o problema e as possíveis soluções, é hora de guiar os leads interessados com dicas e/ ou técnicas práticas que o auxiliem a resolver as questões.
- Fundo: Chegou no momento de decisão da compra, seu lead já sabe que possui um problema, quais são as soluções para ele e como pode resolvê-lo. Mostre o diferencial da sua empresa e que essa é a melhor decisão a ser feita.
Tendo essas etapas bem definidas e estabelecidas, será mais fácil de criar um relacionamento com seus clientes e posicionar bem seu produto ou serviço.
Também é importante conhecer suas personas e qualificar bem os leads.
Se você ainda está na dúvida em como executar essas etapas, fale com nossa equipe de Consultoria e eles esclarecerão todas as suas dúvidas.
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