Consultoria

Valuation por múltiplo de EBTIDA

Valuation por múltiplo de EBTIDA

Antes de mais nada é preciso entender o que significa o termo EBTIDA. A sigla representa uma unidade de resultado monetário da empresa ou seja, uma maneira de avaliar sua empresa com base em performance. Um múltiplo, por sua vez, é uma relação simples entre o preço de uma ação e uma variável relacionada ao mercado. Esta variável  pode ser risco, lucro, liquidez, valor patrimonial dentre outros.

O cálculo do múltiplo é feito a partir da seguinte fórmula: Múltiplo = Valor de mercado/ X, sendo “X” a variável que o analista acredita representar melhor o valor da empresa.

A avaliação por Múltiplo de EBITDA é uma metodologia que leva em consideração o Valor Total da Firma, que pode ser chamado de Firm Value (FV) ou Entrerprise Value (EV). Durante este processo a varíável “X” é substituída pelo valor do EBITDA, sendo assim, o cálculo passa a ser feito da seguinte maneira: EV/ EBTIDA.

Se tratando de um cálculo simples a avaliação por múltiplo de EBTIDA tem sido cada vez mais difundida entres as empresas.  Usado para mensurar o percentual de recursos gerados por meio de atividades operacionais, o cálculo é uma forma bastante eficiente de medir a produtividade e a eficiência dos processos dentro da sua empresa. 

Com a avaliação por múltiplos de EBTIDA também podemos comparar dados de diferentes áreas de atuação. Ao mesmo tempo em que podemos constatar custos bastante altos em determinados  ramos, podemos ver que estes custos são menores em outros setores. Assim, pode-se fazer uma análise de competitividade bastante eficiente. Também é possível realizar comparações com empresas de fora do país, uma vez que o EBITDA é um indicador de desempenho universal.

Vale lembrar que para a avaliação mais eficiente do seu negócio, o ideal é usar mais de um modo de Valuation. A contratação de uma consultoria especializada também pode ajudar a garantir o sucesso do modelo empregado. A Stegia tem o serviço ideal para te ajudar, entre em contato com nossos consultores e tire todas as suas dúvidas!

Gostou do conteúdo?

Infelizmente, chegou o final do conteúdo, mas acreditamos que depois dele, você vai conseguir entender mais sobre o assunto, esperamos ansiosamente pelo seu feedback.

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços em Stegia e outros conteúdos como esse no Blog da Stegia.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e twitter @stegiadobrasil, esperamos pelo seu ♥.

Continuar lendo

Qual a diferença entre BPO Financeiro e Contabilidade
Conheça os ESG: ações sustentáveis que valorizam sua empresa.

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Compartilhar

Assinatura

Compromisso flexível: contratos mensais, sem fidelização.

Suporte

Cobertura completa: atendimento remoto em todo o território nacional.

Propósito

Soluções sob medida: serviços personalizados para atender às necessidades únicas da sua empresa.