Tendências para o varejo (Parte 3): Os novos nichos

Consultoria

Tendências para o varejo (Parte 3): Os novos nichos

Nos últimos capítulos...

Em nossos últimos posts falamos sobre o impacto de dois nichos de negócios que vem surgindo e estão impactando o varejo — e devem continuar impactando. 

Parte 1: Negócios centrados no cliente

Parte 2: Negócios centrados na tecnologia

Os novos nichos de varejo

Mudanças recentes no comportamento do consumidor, que busca por praticidade e experiência de consumo, alinhados com uma maior consciência sobre o impacto que esse tem para o mundo.

Envelhecimento da população e novos nichos

Com o envelhecimento populacional constante da população um mercado, até então, pouco explorado vem sendo cada vez maior — e tende a continuar crescendo. 

Juntamente com o alcance da vida adulta da chamada Geração Z — aqueles que nasceram no início dos anos 2000 — chegam a vida adulta. Jovens que nasceram e cresceram no meio digital vem ganhando mais poder de consumo.

Por ser uma geração "totalmente digital" o seu comportamento e necessidade são outros, eles se preocupam cada vez mais com o impacto daquilo que consomem.

Critica ao consumo desenfreado

Também consequência do maior acesso a informação negócios estão em busca de atender novas expectativas de clientes que  se preocupam não só com a qualidade dos seus produtos e serviços, mas o seu impacto social e ambiental.

Esses clientes que possuem uma maior consciência tendem a ser cada vez maiores, clientes que além de simplicidade e menor burocracia querem o fim de um consumo excessivo e desenfreado.

 

Mínima

Fernanda Mendonça criada da marca Mínima | Stegia

A mínima é uma grande parceira nossa que nasceu já com esse pensamento. Com peças atemporais e minimalistas a marca é construída sob uma proposta de ser slowfashion — forma de produção mais consciente que busca valorizar todos os envolvidos no processo. 

Economia compartilhada

Repensar o consumo é pensar no que pode ser reaproveitado, reutilizado, o que podemos deixar de comprar e alugar.

Lojas compartilhadas, co-works e espaços colaborativos não chegam a ser uma novidade recente, mas tendem a crescer ainda mais. A mesma busca por redução do consumo impacta no melhor aproveitamento e ocupação dos espaços urbanos.

Repensar o que é comum

Airbnb e Uber são grandes cases quando falamos de empresas que repensaram serviços que já eram parte do dia-a-dia, entregando melhor qualidade, menor custo e removendo burocracia. Empresas que buscaram aproveitar de forma diferente bens e produtos que já estavam disponíveis, agregando valor ao cliente.

Quer revolucionar no seu segmento? Comece pensando os seus produtos / serviços: O que pode ser simplificado, melhorado, para uma simplificação e uma entrega melhor ao cliente? Quais as necessidades além do consumo que meu cliente busca?

Responder essas perguntas são um primeiro passo para pensar como gerar um valor real para o seu cliente.

Somos uma empresa focada em transformar negócios.

Conheça os nossos serviços para

pequenos e novos negócios

médias e grandes empresas

Avatar Stegia do Brasil - Colab da Stegia

Stegia do Brasil

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Eu escolho a cada dia ser parte dessa equipe motivado por uma cultura de desafios constantes, ambiente agradável e valores éticos de uma empresa que preza por seus clientes e colaboradores."

Avatar Stegia do Brasil - Colab da Stegia

Stegia do Brasil

Formada em Economia e colaboradora da Stegia entre 2018 e 2019.

"O que me encanta e me faz querer estar aqui é a possibilidade de contribuir diariamente com uma empresa inovadora, ética e competente!"

Avatar Stegia do Brasil - Colab da Stegia

Stegia do Brasil

Sócio fundador da Stegia.

"O que me encanta na Stegia é a percepção que  tenho de que todas as pessoas estão empenhadas no desenvolvimento da empresa."

Avatar Stegia do Brasil - Colab da Stegia

Stegia do Brasil

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Poder colaborar com uma equipe totalmente alinhada e determinada a construir processos de aperfeiçoamento para impactar os negócios dos nossos clientes e nosso ambiente de trabalho, me faz querer ser um 'stegiário'!"

Avatar Stegia do Brasil - Colab da Stegia

Stegia do Brasil

Sócio fundador e idealizador da Stegia.

"A Stegia foi pensada para fornecer serviços e tecnologia para um mercado em plena expansão."

Avatar Stegia do Brasil - Colab da Stegia

Stegia do Brasil

 Formada em publicidade e propaganda, foi colaboradora da EQS Negócios entre 2017 e 2019.

"Amo escrever e ajudar os outros a contarem suas histórias."

Avatar Stegia do Brasil - Colab da Stegia

Stegia do Brasil

 Formada em administração de empresas e  colaboradora da Stegia desde 2017.

"Além de uma cultura organizacional 'diferentona' que proporciona o melhor ambiente de trabalho, a Stegia me desafia, todos os dias, a entregar as melhores soluções em tecnologia. Adoro isso!"

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Busque por suas áreas de interesse

Gostou? Se inscreva!

Cadastre seu melhor e-mail para recebar sempre nossas novidades.

* Não mandamos span

Compartilhe