Planejamento Financeiro e Tomada de Decisão

Financeiro

Planejamento Financeiro e Tomada de Decisão

Como fazer o planejamento de receitas:

Primeiro passo: definir os dias com maiores vendas na unidade.
Segundo passo: verificar quantos dias normais e quantos dias de fins de semana (e feriados) têm o mês.
Terceiro passo: checar a média de vendas em dias normais, em fins de semana e feriados, por tipo/local de atuação, com base no histórico.
Quarto passo: multiplicar as médias de vendas pela quantidade de dias (normais, feriados e fins de semana, respectivamente).
Esta é a forma mais simples. Mas você pode sofisticar essa fórmula conforme pegar familiaridade com os números ou com a qualidade do seu histórico (ex.: adicionar sazonalidade à mistura, levantando médias por períodos ou meses específicos; identificar tendências de aumento ou queda nas vendas conforme a quinzena do mês ou a previsão do tempo, influência das promoções etc.).

 

PARA REALIZAR O PLANEJAMENTO DE DESPESAS E INVESTIMENTOS, CONSULTE O HISTÓRICO DO DRE:

  • Identifique as despesas fixas e procure adotar um índice econômico de atualização (por exemplo: inflação).

  • Analise as despesas variáveis e procure identificar a tendência de aumento ou diminuição dos percentuais em relação ao faturamento projetado.

  • Verifique a situação dos equipamentos e instalações e avalie vida útil e necessidades de substituição/reforma para programar os investimentos. Vale a pena contatar os fornecedores e pedir estimativas, se necessário.

Ao montar o seu orçamento anual, divulgue as metas mensais para toda a equipe, sempre no 1o dia do mês. Uma boa forma de envolver e motivar a equipe no cumprimento das metas é utilizá-las como critério para premiações ou melhorias na remuneração variável.

ROTINA DE GESTÃO:

  • Acompanhe a evolução mensal das contas de receitas, despesas, investimentos e lucro.

  • Confronte o realizado com as metas orçadas.

  • Reúna a equipe semanalmente para discutir o desempenho em relação às metas.

  • Proponha ações para melhoria dos índices.

  • Acompanhe o resultado das ações.

  • Verifique as previsões de saldos futuros no Fluxo de Caixa.

  • Avalie, em conjunto com o Fluxo de Caixa, os destinos para o lucro obtido: investimento em melhorias, aplicações financeiras ou novos negócios, reservas de capital de giro para retirada para os sócios.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DESSA PRÁTICA:

  • Conscientização de que você é um empresário, responsável pelo sucesso de seu negócio;

  • Faz com que você tome contato constante com as competências de Planejamento e Execução;

  • Adquirir disciplina para pensar sobre questões importantes e estratégicas para o negócio antes de agir por impulso;

  • Estimula a ação para atingir os objetivos traçados.

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Lucas Marchon

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Eu escolho a cada dia ser parte dessa equipe motivado por uma cultura de desafios constantes, ambiente agradável e valores éticos de uma empresa que preza por seus clientes e colaboradores."

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Lucas Marchon

Formada em Economia e colaboradora da Stegia entre 2018 e 2019.

"O que me encanta e me faz querer estar aqui é a possibilidade de contribuir diariamente com uma empresa inovadora, ética e competente!"

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Lucas Marchon

Sócio fundador da Stegia.

"O que me encanta na Stegia é a percepção que  tenho de que todas as pessoas estão empenhadas no desenvolvimento da empresa."

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Lucas Marchon

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Poder colaborar com uma equipe totalmente alinhada e determinada a construir processos de aperfeiçoamento para impactar os negócios dos nossos clientes e nosso ambiente de trabalho, me faz querer ser um 'stegiário'!"

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Lucas Marchon

Sócio fundador e idealizador da Stegia.

Com mais de 10 anos de experiência no mercado de consultoria no Brasil e atuando com parceiros nos EUA, Lucas Marchon é apaixonado pelo universo dos negócios, co-fundador da Stegia, uma consultoria e contabilidade que tem a proposta de ajudar as empresas a investirem os melhores esforços nas ações de organização e crescimento, através de um modelo 100% transparente com o cliente, com alinhamento e com uma experiência de serviço incrível.

Co-fundador de diversas empresas, acredita que a educação é ferramenta fundamental para mudar a vida do empreendedor e fugir das armadilhas do mercado e da concorrência.

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Lucas Marchon

Formada em publicidade e propaganda, foi colaboradora da EQS Negócios entre 2017 e 2019.


"Amo escrever e ajudar os outros a contarem suas histórias."

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Lucas Marchon

 Formada em administração de empresas e  colaboradora da Stegia desde 2017.


"Além de uma cultura organizacional 'diferentona' que proporciona o melhor ambiente de trabalho, a Stegia me desafia, todos os dias, a entregar as melhores soluções em tecnologia. Adoro isso!"


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