Logistica

O que é Logística Reversa?

O que é Logística Reversa?

Fruto da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Logística Reversa é uma ferramenta utilizada para lidar com os impactos de embalagens e produtos que geram resíduos e são descartados por empresas, como pneus, pilhas, lâmpadas, entre outros. É responsável por direcionar a reciclagem e tratamento dos materiais descartados e, assim, promover uma economia regenerativa e diminuir os impactos no meio ambiente. 

Como a logística reversa funciona?

A logística reversa visa encaminhar todos os rejeitos gerados pela empresa à cooperativas e redes de reciclagem, e também, reciclar uma porcentagem de todo o material reciclável comercializado ao longo do ano. As empresas devem suprir a quantidade mínima de 22% de toda a massa de embalagens comercializadas no ano para serem atreladas a este tipo de logística.

Isso significa que a empresa também se responsabiliza pelas embalagens pós-consumo, quando forem descartadas pelos clientes. Muitas lojas possuem pontos em que os clientes podem depositar o material reciclável que não usam mais. 

Sua utilização funciona como um posicionamento, ao aderir aos ideais sustentáveis da logística reversa, sua empresa está comunicando que pensa de uma forma mais consciente e sustentável.

O que é fundamental para garantir que o meio ambiente continue tendo recursos para as próximas gerações.

Porque a logística reserva é importante para sua empresa?

Costumes sustentáveis têm sido cada vez mais difundidos no meio empresarial, já existem estudos que comprovam que investidores buscam empresas que possuem uma preocupação com o desenvolvimento sustentável para realizarem investimentos.

Os hábitos dos consumidores também vêm se tornando mais conscientes sobre onde compram e quais ações as empresas estão realizando em termos de sustentabilidade.

Adquirir hábitos sustentáveis trará diversos benefícios a sua empresa e ao meio ambiente, uma vez que irá chamar a atenção dos consumidores, agregar mais valor a seus produtos e/ ou serviços e diminuir os impactos negativos  do ambiente que estamos inseridos.

Para comprovar que sua empresa segue os princípios dessa logística pode-se utilizar as notas fiscais, que compõem o Certificado de Reciclagem, e depois serem verificadas pela Receita Federal.

Existem muitos desafios, mas realizando um planejamento e uma logística bem feitos, você conseguirá implementar ações sustentáveis em sua empresa.

Não sabe por onde começar a fazer a logística? Fale com a Stegia que temos diversas soluções em logística para sua empresa. A força da Stegia trabalhando para você!

Gostou do conteúdo?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre o assunto, estamos ansiosamente pelo seu feedback!


Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços e outros conteúdos como esse em nosso Blog.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e LinkedIn. Até a próxima! ♥.

Continuar lendo

A importância do planejamento contábil para empresas
Ideias para empreender 2021: Como ganhar dinheiro fazendo algo que eu gosto?

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Compartilhar

Assinatura

Compromisso flexível: contratos mensais, sem fidelização.

Suporte

Cobertura completa: atendimento remoto em todo o território nacional.

Propósito

Soluções sob medida: serviços personalizados para atender às necessidades únicas da sua empresa.