Consultoria

Metodologia 5S e home office

Metodologia 5S e home office

O que é a metodologia 5S?

O 5S nasceu no Japão após a 2ª guerra mundial, em um momento no qual o país estava tentando se reestruturar. Muitas pessoas acham que é uma metodologia exclusiva do meio industrial, mas isso é um mito, porque empresas de qualquer porte podem se beneficiar dessa ferramenta, até mesmo pessoas que trabalham em home office podem usar essa ferramenta para alcançar níveis maiores de produtividade. O objetivo principal do 5S é promover disciplina e segurança dos processos, garantindo assim muito mais qualidade e produtividade.

O método é baseado na aplicação de 5 princípios, representados pelas palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke.

 “Ter e manter um ambiente de trabalho agradável é favorável para o atingimento de metas!”


Significado de cada S

Seiri - Utilização

O primeiro S é o senso de utilização, na primeira etapa é necessário fazer um levantamento do que é útil e do que não é, após fazer a seleção dos materiais (sejam eles eletrônicos ou impressos), é preciso eliminar o que não se usa mais.

Seiton - Organização

O segundo S é senso de organização, considerando que a organização é um ponto crucial para a melhora da produtividade, devemos levar essa etapa bem a sério, recomenda-se fazer uma classificação dos objetos, organizar arquivos, etc.

Seiso - Limpeza

O terceiro S é o senso de limpeza, após realizar a organização do material, é necessário que cada indivíduo mantenha o zelo por suas coisas.

Seiketsu - Normalização

O quarto S é o senso de normalização, ou seja, tornar cotidiano os novos padrões adotados pela empresa a partir do Seiri, Seiton e Seiso. É preciso estabelecer uma rotina de limpeza e organização do ambiente de trabalho.

Shitsuke - Disciplina

O quinto S é o senso de disciplina, significa fazer do novo padrão um estilo de vida, um hábito. O que significa que, esse processo não deve ser feito apenas uma vez, é preciso estar sempre refazendo para obter resultados significativos.


Alguns dos principais objetivos do programa 5S

  • Melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida
  • Diminuir desperdícios
  • Aumentar a produtividade e aproveitamento de tempo
  • Melhorar os processos e o atendimento ao cliente

O 5S no home office

A metodologia pode ser aplicada de várias maneiras, inclusive no home office, você pode procurar desenvolver as características e habilidades que um auditor de 5S deve ter. Como já apresentamos, a metodologia 5S já vem praticamente com um roteiro pronto, uma vez que cada um dos seus conceitos remete a uma etapa de implantação, mas o mais importante é nunca deixar de fazer uma autoavaliação para conferir se todos os passos estão sendo seguidos. A seguir apresentamos algumas das habilidades que você pode usar ao seu favor:

Habilidade de percepção

É preciso entender o problema rapidamente sem ir direto nas conclusões.

Habilidade de persistência

Vencer as dificuldades e manter o curso de ação planejado.

Habilidade de ponto de vista flexível

Ver as situações de pontos de vista diferentes e adaptar-se a circunstâncias que mudam.

 Ao relatar uma não-conformidade

Deve ser:
  • Moderado
  • Criticar o fato e não a pessoa
Deve ter:
  • Paciência
  • Escuta ativa
Deve manter:
  • Contato visual

Gostou desse conteúdo?

Infelizmente, chegou o final do conteúdo, mas acreditamos que depois dele, você vai conseguir melhorar a  sua produtividade e vai conseguir implantar a metodologia 5S na sua vida, esperamos ansiosamente pelo seu feedback.

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços em Stegia e outros conteúdos como esse no Blog da Stegia.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e @stegiarioverde, esperamos pelo seu ♥.

Continuar lendo

Home office e a proximidade com a equipe e clientes
Vídeo: Novas opções de financiamento da folha de pagamento, BNDES e Goiás Fomento

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Compartilhar

Assinatura

Compromisso flexível: contratos mensais, sem fidelização.

Suporte

Cobertura completa: atendimento remoto em todo o território nacional.

Propósito

Soluções sob medida: serviços personalizados para atender às necessidades únicas da sua empresa.