Facilitação de acesso ao crédito

Contabilidade

Facilitação de acesso ao crédito

Financiar a abertura de um novo negócio é sempre um desafio para o empreendedor no nosso país, seja pelas altas taxas de juros ou pela dificuldade de conseguir a aprovação dos bancos. Um levantamento feito pelo SEBRAE com 3.020 micro e pequenas empresas mostrou que 20% já tiveram o pedido de empréstimo negado pelos bancos. Uma das medidas do atual governo nesse sentido foi a criação da Empresa Simples de Crédito (ESC), que permite que qualquer empresário possa realizar empréstimos com taxas menores a novas empresas que se enquadrem no regime de Microoempreendedores Individuais (MEI).

A criação da Empresa Simples de Crédito

A ESC foi pensada como uma linha de crédito voltada exclusivamente para empresas de menor porte, e pode ser constituída como uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ou como Empresa Individual (EI) ou ainda como Sociedade Limitada. Sua atuação está limitada ao capital da empresa e ao município onde esta instalada e a única remuneração seria a taxa de juros fixada sobre o capital emprestado, sendo vetada a cobrança de qualquer encargo ou tarifa, porém está liberada a utilização alienação fiduciária, permitindo a apropriação de bens do tomador como garantia.  Para a ESC também foi estabelecido um limite de endividamento de no máximo três vezes o valor do patrimônio líquido da empresa.

O projeto de lei foi aprovado pelo senado no final de março, e segundo Guilherme Afif Domingos, ex-presidente do SEBRAE e um dos formuladores do projeto, a ESC pode aumentar a oferta de crédito em até 20 bilhões de reais. Outro ponto que chama a atenção é que como as empresas estarão emprestando capital próprio a ESC não será fiscalizada pelo Banco Central, apenas pela Receita Federal, tornando o processo de tomada do empréstimo menos burocrático para o tomador.

Para alguns a medida já chegou um tanto atrasada já que fintechs (empresas que oferecem serviços semelhantes aos dos bancos tradicionais com custos mais baixos e com foco em tecnologia) já estão atuando de maneira bastante eficiente para facilitar o acesso ao financiamento, tendo abordagem mais tecnológica na análise de crédito e meios mais amplos para captar recursos. Nesse sentido incentivar a expansão das fintechs poderia gerar um impacto mais significativo para as micro e pequenas empresas. O contra argumento dos apoiadores do projeto é que essas empresas ainda não tem uma atuação tão marcante em pontos remotos do país ou em centros urbanos menores.

O que isso impacta no meu negócio?

A ESC pode fazer toda a diferença para o empresário que deseja abrir um negócio em uma pequena cidade ou mesmo se apresentar como uma alternativa. É importante perceber que está havendo um esforço para facilitar e criar mecanismo que auxiliem o novo empresário na fase mais delicada do projeto que é na sua abertura. Já temos delineadas alternativas interessantes para os novos empreendedores tanto com as fintechs como com a ESC.

Somos uma empresa focada em transformar negócios.

Conheça os nossos serviços para

pequenos e novos negócios

médias e grandes empresas

Avatar Fernanda Marchon - Colab da Stegia

Fernanda Marchon

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Eu escolho a cada dia ser parte dessa equipe motivado por uma cultura de desafios constantes, ambiente agradável e valores éticos de uma empresa que preza por seus clientes e colaboradores."

Avatar Fernanda Marchon - Colab da Stegia

Fernanda Marchon

Formada em Economia e colaboradora da Stegia entre 2018 e 2019.

"O que me encanta e me faz querer estar aqui é a possibilidade de contribuir diariamente com uma empresa inovadora, ética e competente!"

Avatar Fernanda Marchon - Colab da Stegia

Fernanda Marchon

Sócio fundador da Stegia.

"O que me encanta na Stegia é a percepção que  tenho de que todas as pessoas estão empenhadas no desenvolvimento da empresa."

Avatar Fernanda Marchon - Colab da Stegia

Fernanda Marchon

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Poder colaborar com uma equipe totalmente alinhada e determinada a construir processos de aperfeiçoamento para impactar os negócios dos nossos clientes e nosso ambiente de trabalho, me faz querer ser um 'stegiário'!"

Avatar Fernanda Marchon - Colab da Stegia

Fernanda Marchon

Sócio fundador e idealizador da Stegia.

"A Stegia foi pensada para fornecer serviços e tecnologia para um mercado em plena expansão."

Avatar Fernanda Marchon - Colab da Stegia

Fernanda Marchon

 Formada em publicidade e propaganda, foi colaboradora da EQS Negócios entre 2017 e 2019.

"Amo escrever e ajudar os outros a contarem suas histórias."

Avatar Fernanda Marchon - Colab da Stegia

Fernanda Marchon

 Formada em administração de empresas e  colaboradora da Stegia desde 2017.

"Além de uma cultura organizacional 'diferentona' que proporciona o melhor ambiente de trabalho, a Stegia me desafia, todos os dias, a entregar as melhores soluções em tecnologia. Adoro isso!"

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Busque por suas áreas de interesse

Gostou? Se inscreva!

Cadastre seu melhor e-mail para recebar sempre nossas novidades.

* Não mandamos spam

Compartilhe

Relacionados

Contabilidade
Conciliação financeira e o processo de tomada de decisão

Contabilidade
Reparcelamento de débitos do Simples Nacional