Inova Simples, mais facilidade na criação de startups e negócios inovadores
Contabilidade . Notícias

Inova Simples, mais facilidade na criação de startups e negócios inovadores

Por Nathan Gratão

O segmento de startups

As startups têm movimentado e revolucionado diferentes mercados nas últimas décadas, apostando na experiência digital e na simplificação de processos, fazendo com que o consumidor tenha “tudo na mão, seja para empresas B2B ou B2C.

De soluções como Uber, que mudaram  a forma como as pessoas se locomovem, às soluções como Pipefy - que a Stegia vem implementando em seus clientes - que eliminam burocracia e gargalos de processos dentro do negócio, uma coisa é fato essas mudanças serão uma constante nos próximos anos.

Apesar de muitas dessas empresas já estarem presentes no cotidiano das pessoas, a  legislação e regulamentação desse segmento ainda não está tão desenvolvido. Mas, podemos observar que há um movimento de mudança nesse sentido.


A novidade: Inova Simples

Publicada no final de abril, o Inova Simples, veio viabilizar o crescimento desse segmento jovem, mas já fundamental para economia. O novo regime especial simplificado concede às empresas que se autodeclararem startups um tratamento diferenciado para sua criação, formalização e desenvolvimento.

“De acordo com a lei, considera-se startup a empresa de caráter inovador que visa aperfeiçoar sistemas, métodos ou modelos de negócio, de produção, de serviços ou de produtos, os quais, quando já existentes, caracterizam-na como de ‘natureza incremental’; ou, quando relacionados à criação de algo novo, startups de ‘natureza disruptiva’.” (Amanda Câmara, via o Estadão)

A primeira mudança que esse novo tipo de empresa trás é a simplificação, removendo burocracias, utilizando o já existente portal da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

O inova Simples possibilita ainda uma comunicação da RedeSim e o Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), facilitando o registro de marcas e patentes, visto o conteúdo inventivo proposto por esse tipo de empresas.

Outro avanço é que recursos capitalizados destinado exclusivamente ao desenvolvimento de projetos não serão considerados como renda para fins tributários.

Os recursos capitalizados não constituirão renda para fins tributários, caso sejam destinados exclusivamente ao custeio do desenvolvimento de projetos.

Trata-se de uma novidade e naturalmente podem surgir dúvidas a respeito do enquadramento do seu negócio na categoria de startups. Para auxiliar nesse processo é preciso ter o suporte de uma boa empresa de contabilidade.

Trabalhando desde de sua origem com foco na transformação digital de negócios, a Stegia se relaciona com o segmento de startups e inovação desde de seu “day one”. Buscando atuar de maneira inovadora nesse sentido, adicionamos nossa experiência de mercado as tecnologias que vão transformar a gestão contábil da sua empresa. Assim, surgiu a nova vertical de contabilidade com foco na desburocratização e digitalização total dos serviços contábeis.

 

Somos uma empresa focada em transformar negócios.

Conheça os nossos
serviços de Contabilidade

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Eu escolho a cada dia ser parte dessa equipe motivado por uma cultura de desafios constantes, ambiente agradável e valores éticos de uma empresa que preza por seus clientes e colaboradores."

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Formada em Economia e colaboradora da Stegia entre 2018 e 2019.

"O que me encanta e me faz querer estar aqui é a possibilidade de contribuir diariamente com uma empresa inovadora, ética e competente!"

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Sócio fundador da Stegia.

"O que me encanta na Stegia é a percepção que  tenho de que todas as pessoas estão empenhadas no desenvolvimento da empresa."

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Poder colaborar com uma equipe totalmente alinhada e determinada a construir processos de aperfeiçoamento para impactar os negócios dos nossos clientes e nosso ambiente de trabalho, me faz querer ser um 'stegiário'!"

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Sócio fundador e idealizador da Stegia.

"A Stegia foi pensada para fornecer serviços e tecnologia para um mercado em plena expansão."

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

 Formada em publicidade e propaganda, foi colaboradora da EQS Negócios entre 2017 e 2019.

"Amo escrever e ajudar os outros a contarem suas histórias."

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

 Formada em administração de empresas e  colaboradora da Stegia desde 2017.

"Além de uma cultura organizacional 'diferentona' que proporciona o melhor ambiente de trabalho, a Stegia me desafia, todos os dias, a entregar as melhores soluções em tecnologia. Adoro isso!"


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados


Receba nossas novidades