Consultoria

Controle de estoque: benefícios e soluções

Controle de estoque: benefícios e soluções

Resumo da postagem:

  • Benefícios do controle de estoque
  • Manutenção da qualidade dos produtos
  • Aumento de vendas
  • Nível adequado de produtos
  • Simplicidade na operação
  • Soluções para ter um controle de estoque adequado

Uma das consequências de um controle de estoque ruim é a perda de vendas por falta de produtos, no momento atual, devemos nos resguardar ao máximo em casa, então quando saímos para comprar algo ou decidimos fazer a compra pela internet queremos achar os produtos que desejamos com facilidade.

A gestão de estoques se concentra em dois focos de atuação

  • Controle através de indicadores;
  • Garantia de organização e números apurados de estoque.


Benefícios do controle de estoque

Manutenção da qualidade dos produtos

Uma gestão adequada do estoque permite ao gestor do negócio ter controle diante das perdas decorrentes da validade ou produtos com defeitos de fábrica, ou seja, mantendo sempre a qualidade que o cliente deseja sobre o produto. Quando essa manutenção é feita da maneira correta, o aumento de vendas tende a crescer porque o cliente que realizar a compra na loja possivelmente vai ficar satisfeito com a qualidade do produto, isso acabará ajudando no processo de fidelização do cliente em relação à loja e/ou marca. 

Nível adequado de produtos

Fazendo todo o processo de gestão corretamente, você vai conseguir mensurar dados sobre quantos produtos você vende, sendo assim, vai realizar o controle de estoque para que se tenha um nível correto de produtos, ao invés de comprar exageradamente e acabar perdendo os produtos e o dinheiro investido, ou seja, manter o nível adequado pode trazer benefícios financeiros significativos para o seu empreendimento.

Simplicidade na operação

Organizar pode parecer uma tarefa difícil, mas depois que o processo é implantado, a tarefa se torna bem mais simples, os funcionários vão conseguir fazer essa atividade com muito mais rapidez e o tempo vago poderá ser usado para realizar outras demandas de maior importância, para o gestor o benefício é ficar cada vez mais informado de todos os processos presentes da sua empresa.

Uma rotina no controle de estoque eficiente

Para implantar essa operação de controle de estoque, é necessário ter conhecimento sobre a saúde do negócio. Algumas informações que muitas vezes são ignoradas no dia a dia de uma empresa são fundamentais para torná-la mais eficiente.

É preciso entender o volume de venda de cada produto (ou utiliza em seus insumos), a periodicidade de entrega de cada fornecedor, a validade de cada um desses produtos, essas são informações simples que podem melhorar a rotina de controle de estoque.

A organização e a boa disposição dos produto em seu estoque de forma visível garante uma menor perda, além tornar mais fácil encontrar tudo. Na Stegia temos trabalhado a anos com diversas operações, especialmente nos serviços de consultoria lidamos com diversas rotinas operacionais. O nosso serviço consiste em mapear, organizar e melhorar implementar uma nova rotina, baseada na rotina atual, de forma que a transição seja a menos turbulenta para toda equipe.


Esse mapeamento das rotinas é eficiente não apenas para estoque, mas todos os processos e rotinas dentro de uma empresa, isso permite tornar a entrega ao cliente do produto ou serviço mais padronizado e entender melhor os gargalos, atuando de forma ativa para eliminá-los.

Gostou desse conteúdo? 

Infelizmente, chegou o final do conteúdo, mas acreditamos que depois dele, você vai entender a importância de ter um controle de estoque adequado, esperamos ansiosamente pelo seu feedback.

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços em Stegia e outros conteúdos como esse no Blog da Stegia.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e @stegiarioverde, esperamos pelo seu ♥.

Fontes:

Programa NEX

Checklist Fácil

Continuar lendo

A importância do conteúdo no e-commerce
Decreto sobre escalonamento de horários para o início do expediente comercial

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Compartilhar

Assinatura

Compromisso flexível: contratos mensais, sem fidelização.

Suporte

Cobertura completa: atendimento remoto em todo o território nacional.

Propósito

Soluções sob medida: serviços personalizados para atender às necessidades únicas da sua empresa.