Contabilidade

Contabilidade clássica: como contabilizar a venda de qualquer coisa

Contabilidade clássica: como contabilizar a venda de qualquer coisa

Já sabemos que a contabilidade é essencial para o funcionamento de qualquer empresa, e muitas vezes se pensa que incluem somente contas grandes, impostos, entre outros. Dessa forma, passos simples e básicos do cotidiano não são feitos da maneira correta. 

Neste post iremos te mostrar como funciona uma operação de venda, o lançamento mais clássico que se tem.

Toda empresa precisa de receita

Não importa qual seja seu segmento ou área de atuação, todas as empresas precisam de uma receita pré-estabelecida antes de começarem a funcionar, pois sem ela não é possível ter fluxo de caixa, lidar com os gastos, nem manter a empresa operando.

Com esse dinheiro inicial, se objetiva obter um retorno maior, não é mesmo? Mas para isso, é fundamental que você controle todos os custos e saiba o quanto precisa antes de iniciar o funcionamento de sua empresa.

Como lançar uma receita

As receitas são lançadas quando você recebe o dinheiro, sendo a vista ou a prazo, você cumpriu sua responsabilidade com o cliente e o entregou um produto e/ou serviço. Todas as vezes que isso ocorre, a receita já é reconhecida.

Essa receita se torna um ativo, ou seja, a certeza de capital para sua empresa e um novo cliente. O lançamento clássico acontece nesse momento com a receita e o cliente.

Lance os custos e as despesas

Anote quais são seus custos para montar um estoque. Quando algum item ainda está na empresa, ele é considerado um ativo, mas quando o mesmo item é vendido, ele passa a ser considerado um Custo de Venda de Mercadoria. Agora a receita foi auferida, e envolve o estoque e o custo.

As receitas e despesas estão anexadas em todo o processo de venda.

Despesas pós-venda

Após a realização da venda, ainda existem alguns gastos como: despesa com frete, impostos e  outras contas a pagar.

Mesmo que o frete tenha sido pago pelo cliente, você precisa contabilizá-lo. Você também deve pagar os impostos relacionados a tributo sobre receita, como o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição Social para o Financiamento de Seguridade Social (COFINS). 

São muitos detalhes que às vezes podem te deixar confusos, mas para que isso não aconteça Migre sua Contabilidade para Stegia. Deixe que nossos profissionais realizem todos os processos contábeis sejam feitos com excelência!

Gostou do conteúdo?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre o assunto, estamos ansiosamente pelo seu feedback!

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços e outros conteúdos como esse em nosso Blog.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e LinkedIn. Até a próxima! ♥.

 

Continuar lendo

O que são cookies na internet?
Qual é o melhor certificado digital para sua transportadora?

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Compartilhar

Assinatura

Compromisso flexível: contratos mensais, sem fidelização.

Suporte

Cobertura completa: atendimento remoto em todo o território nacional.

Propósito

Soluções sob medida: serviços personalizados para atender às necessidades únicas da sua empresa.