Consultoria de verdade: da gemba ao c-level

Consultoria

Consultoria de verdade: da gemba ao c-level

Antes de tudo vamos começar entendendo o que são esses termos que podem não ser muito familiares a algumas pessoas, caso você não conheça os termos clique aqui.

A consultoria "only c-level"

O perfil mais comum de consultoria, é o que podemos chamar de consultoria "only c-level" ou consultoria restrita aos diretores e gestores. 

É comum, quando pensar em consultoria, a primeira imagem que nos vem a cabeça ser a de vários executivos engravatados, sentados em uma sala, com um monte de gráficos espalhados pela mesa — como confirma uma pesquisa rápida no Google imagens.

Captura de tela de uma pesquisa por "Consultoria" no Google imagens Legenda: Captura de tela de uma pesquisa por "Consultoria" no Google imagens 

 Essa percepção se confirma por que grande parte consultorias leva em consideração as percepções do negócio a partir da visão restrita dos diretores. Juntos eles pensam toda a rotina do negócio, tomam a decisão e repassam para as equipes táticas e operacionais.

O problema 

O maior gargalo nesse modelo de consultoria é que todas as decisões chegam aos funcionários de forma impositiva e desconsiderando quem está no dia a dia da operação, em contato direto com problema. Isso faz com que as mudanças sejam na maior parte das vezes, pouco eficazes, abandonadas após um curto período de tempo ou nem são realmente implantadas.

Isso não quer dizer que as decisões tomadas pelos diretores estão totalmente erradas, mas, faltam informações para tornar as decisões mais eficazes. Ajustes na implantação, mesmo que pequenos, podem mudar totalmente o sucesso do uma proposta.

Vamos a gemba?

Chegou a hora de levantar a bunda da cadeira, sair do ar-condicionado e ir falar com quem está lidando diretamente com dia a dia.

A Consultoria "Onipresente"

Perdoem o trocadilho acima, mas, ideia é estar em contato com o maior número de envolvidos no dia a dia do negócio — estratégico, tático e operacional — tendo diversas visões distintas do mesmo problema, para encontrar a verdadeira raiz dele, e definir ações que unam o resultado esperado ao procedimentos necessários para alcançá-lo.

Pronto para uma transformação do seu negócio?
 Conheça nossa consultoria

Desda forma, muito mais que pensar em metas, podemos realizar mudanças simples nos permitem atuam em gargalos — que passariam despercebidos pelo modelo tradicional. Essas simples mudanças tem, de modo geral, uma menor necessidade de investimento financeiro e de tempo.

Então o foco fica somente nos pequenos ajustes?

Ao contrário, como o problema é analisado de diversos parâmetros é possível montar um plano de ação mais escalonável, visando resultados de curto, médio e longo prazo. Ao mesmo tempo em que leva em consideração outros fatores, a necessidade investimento de capital, o tempo de adaptação dos envolvido, treinamento, sistemas e outros fatores que tornam mais inteligente a estruturação do projeto.

 

Apêndice: O que é c-level e gemba

O que são cargos c-level?

C-level é o nome dado ao grupo formado pelos cargos executivos mais altos de um negócios. Esses cargos são conhecidos assim por carregar o “C”— abreviação da palavra em inglês Chief— no início de suas siglas. 

Entre os cargos mais conhecido estão:

  • CEO — Chief Executive Officer , relativo a Diretor Executivo;
  • CFO — Chief Financial Officer ou Diretor Financeiro;
  • CPO — Chief People Officer, que poder o Diretor de pessoas, gestor de RH ou relativos;
  • CMO — Chief Marketing Officer, Diretor de comunicação ou de marketing;
  • COO — Chief Operating Officer, ou Diretor de operações.

O que é gemba?

Gemba é uma expressão de origem japonesa que significa “local real”, onde as coisas — o problemas — realmente acontecem. Gemba é o que chamamos comumente de "o chão de fábrica", o operacional, o dia a dia do negócio.

Somos uma empresa focada em transformar negócios.

Conheça os nossos serviços para

pequenos e novos negócios

médias e grandes empresas

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Eu escolho a cada dia ser parte dessa equipe motivado por uma cultura de desafios constantes, ambiente agradável e valores éticos de uma empresa que preza por seus clientes e colaboradores."

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Formada em Economia e colaboradora da Stegia entre 2018 e 2019.

"O que me encanta e me faz querer estar aqui é a possibilidade de contribuir diariamente com uma empresa inovadora, ética e competente!"

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Sócio fundador da Stegia.

"O que me encanta na Stegia é a percepção que  tenho de que todas as pessoas estão empenhadas no desenvolvimento da empresa."

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Poder colaborar com uma equipe totalmente alinhada e determinada a construir processos de aperfeiçoamento para impactar os negócios dos nossos clientes e nosso ambiente de trabalho, me faz querer ser um 'stegiário'!"

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

Sócio fundador e idealizador da Stegia.

"A Stegia foi pensada para fornecer serviços e tecnologia para um mercado em plena expansão."

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

 Formada em publicidade e propaganda, foi colaboradora da EQS Negócios entre 2017 e 2019.

"Amo escrever e ajudar os outros a contarem suas histórias."

Avatar Nathan Gratão - Colab da Stegia

Nathan Gratão

 Formada em administração de empresas e  colaboradora da Stegia desde 2017.

"Além de uma cultura organizacional 'diferentona' que proporciona o melhor ambiente de trabalho, a Stegia me desafia, todos os dias, a entregar as melhores soluções em tecnologia. Adoro isso!"

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Busque por suas áreas de interesse

Gostou? Se inscreva!

Cadastre seu melhor e-mail para recebar sempre nossas novidades.

* Não mandamos spam

Compartilhe

Relacionados


Consultoria
Entenda o que é omnichannel