Como fazer Inscrição Estadual para MEI?

Consultoria

Como fazer Inscrição Estadual para MEI?

Essa é uma dúvida recorrente para aqueles que visam abrir uma empresa em qualquer formato. Nesse post trazemos as informações mais importantes sobre Inscrição Estadual (IE).

Vale destacar que as normas para realizar essa inscrição varia de acordo com cada estado brasileiro. Por isso, é necessário que você confirme quais são os requerimentos de seu Estado.

O que é Inscrição Estadual?

Trata-se de um número de inscrição autorizado pela Secretaria da Fazenda do estado em que o registro é realizado. Esse número é o registro do contribuinte no Cadastro Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS),  imposto referente à circulação de mercadorias, regulado pela Receita Federal.

O registro é obrigatório para empresas de atividade comercial, comunicação, indústrias, energia e transportes entre municípios, estados ou países. Com ele, a empresa tem a permissão para comercializar seus produtos e/ou serviços.

Cada estado possui suas regras específicas para emissão da Inscrição Estadual. Você pode conferir as condições do Estado de Goiás no portal da Junta Comercial do Estado de Goiás (JUCEG).

Por que a Inscrição Estadual é importante?

Através desse registro, as empresas podem emitir nota fiscal, assim, facilita  negociações com fornecedores e parcerias profissionais.

Caso sua empresa não possua o IE, você só poderá atender clientes que não solicitem nota fiscal. Além disso, a Inscrição Estadual está vinculada ao ICMS, e, se sua empresa não pagar esse imposto, a mesma pode ser acusada de sonegação de tributos e ter outros problemas fiscais.

Como fazer Inscrição Estadual para MEI?

Agora que você já sabe o que é a Inscrição Estadual e porque ela é importante, vamos para a parte prática de como fazer a IE para MEI. É importante que tenha atenção com a documentação básica exigida para evitar possíveis atrasos na emissão do registro da sua empresa.

1. Antes de solicitar o Imposto Estadual, formalize sua empresa.

Para realizar a inscrição Estadual, é necessário que você já possua o cadastro de Microempreendedor Individual ou o CNPJ, sem esses documentos não é possível solicitar a IE;

2. Confira os documentos que você precisa para realizar a IE:

O CCMEI certifica que você abriu uma empresa de forma legal, que ela está inscrita na Junta Comercial de seu estado e no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e, também, funciona como alvará de funcionamento.

3. Acesse o site da Secretaria Estadual da Fazenda.

Finalmente, como conseguir inscrição estadual ? Com todos os documentos regularizados e em mãos, já é possível solicitar o Registro Estadual na Secretaria da Fazenda de seu estado.

Como solicitar a inscrição estadual GO? Você pode conferir as regras de emissão no Estado de Goiás aqui.

Onde consultar inscrição estadual?

Depois dessas etapas, é só aguardar o deferimento do seu pedido. Você pode acompanhar a Inscrição Estadual no site da Secretaria da Fazenda de seu estado ou no site da Sintegra, que também é dividido por estados.

Gostou do conteúdo?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre o assunto, estamos ansiosamente pelo seu feedback!

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços e outros conteúdos como esse em nosso Blog.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e LinkedIn. Até a próxima! ♥.

A Stegia é uma empresa que valoriza a inclusão: todas as nossas vagas estão abertas a pessoas com deficiência.

Somos uma empresa focada em transformar negócios.

Conheça os nossos serviços para

pequenos e novos negócios

médias e grandes empresas

Avatar Giovana Paula Correia - Colab da Stegia

Giovana Paula Correia

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Eu escolho a cada dia ser parte dessa equipe motivado por uma cultura de desafios constantes, ambiente agradável e valores éticos de uma empresa que preza por seus clientes e colaboradores."

Avatar Giovana Paula Correia - Colab da Stegia

Giovana Paula Correia

Formada em Economia e colaboradora da Stegia entre 2018 e 2019.

"O que me encanta e me faz querer estar aqui é a possibilidade de contribuir diariamente com uma empresa inovadora, ética e competente!"

Avatar Giovana Paula Correia - Colab da Stegia

Giovana Paula Correia

Sócio fundador da Stegia.

"O que me encanta na Stegia é a percepção que  tenho de que todas as pessoas estão empenhadas no desenvolvimento da empresa."

Avatar Giovana Paula Correia - Colab da Stegia

Giovana Paula Correia

Formado em Design Gráfico e colaborador da Stegia desde 2016.

"Poder colaborar com uma equipe totalmente alinhada e determinada a construir processos de aperfeiçoamento para impactar os negócios dos nossos clientes e nosso ambiente de trabalho, me faz querer ser um 'stegiário'!"

Avatar Giovana Paula Correia - Colab da Stegia

Giovana Paula Correia

Sócio fundador e idealizador da Stegia.

"A Stegia foi pensada para fornecer serviços e tecnologia para um mercado em plena expansão."

Avatar Giovana Paula Correia - Colab da Stegia

Giovana Paula Correia

 Formada em publicidade e propaganda, foi colaboradora da EQS Negócios entre 2017 e 2019.

"Amo escrever e ajudar os outros a contarem suas histórias."

Avatar Giovana Paula Correia - Colab da Stegia

Giovana Paula Correia

 Formada em administração de empresas e  colaboradora da Stegia desde 2017.

"Além de uma cultura organizacional 'diferentona' que proporciona o melhor ambiente de trabalho, a Stegia me desafia, todos os dias, a entregar as melhores soluções em tecnologia. Adoro isso!"

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Busque por suas áreas de interesse

Gostou? Se inscreva!

Cadastre seu melhor e-mail para recebar sempre nossas novidades.

* Não mandamos spam

Compartilhe