Esses três termos podem confundir a cabeça de quem está começando o processo de abertura de um negócio, por isso vamos explicar qual a diferença e benefícios de cada um.
As características que todos têm em comum, são que possuem relação com um trabalho independente, associados ao empreendedorismo e visam a autonomia financeira.
Confira a seguir as especificidades de cada um:
O que é trabalho autônomo?
É um trabalho feito de forma independente, sem nenhum tipo de vínculo a uma empresa. O profissional autônomo não possui os benefícios da CLT, como décimo terceiro e férias remuneradas, porém pode recorrer a uma previdência privada para receber aposentadoria, entre outros benefícios.
O autônomo pode declarar seu Imposto de Renda como pessoa física, mas seguindo as orientações de pessoas com carteira assinada.
Alguns exemplos de autônomos são: fotógrafos, cabeleireiros, professores, entre outros.
O que é um profissional liberal?
Os profissionais liberais também trabalham de forma independente, mas eles precisam ter registros em uma ordem ou conselho para poderem exercer a profissão, como na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), entre outros.
Eles podem ter vínculos empregatícios, mas escolhem se preferem trabalhar por conta própria ou em uma empresa. Se decidirem trabalhar de forma individual, podem fazer a formalização como pessoa jurídica ou seguir como pessoa física.
É válido ressaltar que os profissionais liberais não podem ser Microempreendedor Individual (MEI), pois esse segmento não permite a participação de trabalhadores que executam atividade intelectual.
O que é Microempreendedor Individual (MEI)?
O MEI surgiu como uma maneira de formalizar os trabalhadores autônomos, que agora podem trabalhar de forma individual mas terem uma carga tributária reduzida e emitir CNPJ de forma menos burocrática. Dessa forma você tem seu negócio regularizado e com os benefícios do CNPJ.
Se você deseja abrir um MEI, basta acessar esse portal do Governo Federal e seguir os passos indicados.
O MEI precisa pagar uma taxa mensal no valor de aproximadamente R$ 60, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) envolve todos os impostos que precisam ser pagos.
Independente de sua escolha, a Stegia tem um plano para você! Aumente suas vendas com um site ou loja online de qualidade e fácil acesso. De acordo com sua preferência, seu site será otimizado com o SHOPIFY + TINY para que você consiga gerenciar todos os processos de onde estiver e acompanhar o crescimento de sua empresa.
Para mais informações acesse QUERO ABRIR UMA LOJA ONLINE.
Gostou do conteúdo?
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre o assunto, estamos ansiosamente pelo seu feedback!
Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços e outros conteúdos como esse em nosso Blog.
Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e LinkedIn. Até a próxima! ♥.
Deixar comentário
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.