Pesquisa de mercado: como fazer e como ela pode te ajudar

A pesquisa de mercado, em resumo, é como você irá obter informações sobre o que está fazendo ou deixando de fazer para obter um melhor resultado de performance, seja qual for sua área. Ela utiliza ferramentas analíticas e estatísticas para conseguir informações e dados sobre o mercado que sua empresa está inserida, e assim, promover campanhas de marketing mais assertivas. O resultado irá deixar claro onde os investimentos e esforços devem ser alocados.

Ela é a base para se realizar um bom trabalho de marketing. A pesquisa irá te dar acesso a dados reais sobre seu desempenho, e a partir disso, eles poderão ser analisados e gerar propostas de melhorias para sua empresa e seus clientes.

Com a pesquisa também é possível: 

  • Saber o nível de satisfação dos clientes;
  • Conhecer tendências de mercado;
  • Produzir de maneira mais focada, de acordo com a necessidade dos consumidores.

Esse conhecimento se torna um diferencial para qualquer empresa, ela estará atualizada, eficiente e, assim, na frente dos concorrentes.

Agora que você já viu alguns benefícios da pesquisa de mercado, aprenda a como realizá-la de maneira prática. É válido destacar que existem profissionais capacitados para fazer essa pesquisa e podem entregar um resultado mais apurado e objetivo. 

Definição do problema 

É o princípio de tudo, um problema bem definido é a base para decidir qual projeto de pesquisa será utilizado, quais são perguntas que devem ser respondidas e quais informações se deseja saber. Exemplo: Se o problema é saber como um concorrente chegar ao valor final de seu produto, é necessário fazer uma  pesquisa de concorrentes.

Definição da amostra 

Um pequeno grupo de pessoas irá representar, de forma precisa, as opiniões e considerações de seu público-alvo. Através dele é possível obter muitas respostas e informações buscadas.

Coleta de dados 

Os principais métodos de coleta de dados são: entrevistas, observação do grupo de amostra e/ou de ações online e pesquisas online. O processo deve ser feito de maneira planejada e minuciosa, tudo deve ser feito com tecnologias apropriadas e acompanhado por pessoas capacitadas.

Análise das amostras 

Quanto melhor for a forma de execução da amostra de dados, melhor será para analisar os resultados e chegar nas conclusões. É altamente indicado ter um profissional da área para realizar esta etapa, para evitar erros e fraudes.

Tomada de decisões 

Com os resultados em mãos, você provavelmente saberá a raiz do problema e as opções para solucioná-lo. Se tudo for feito da forma correta, você e sua equipe estarão preparados para colocar as propostas em ação e caminhar para o sucesso!

É um processo longo e detalhado, mas os resultados são muito compensatórios.

Gostou do conteúdo?

Infelizmente, chegou o final do conteúdo, mas acreditamos que depois dele, você vai conseguir entender mais sobre o assunto, esperamos ansiosamente pelo seu feedback. 

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços em Stegia e outros conteúdos como esse no Blog da Stegia.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e twitter @stegiadobrasil, esperamos pelo seu ♥.
EmpreendedorismoNegócios

Serviços em destaque

Shopify Uma plataforma com todos os recursos de e-commerce e pontos de venda necessários para você começar, gerenciar e expandir o seu negócio.
Sólides Recrutamento & Seleção, Desenvolvimento & Produtividade, Engajamento & Performance, Retenção e Uso Inteligente de Dados. O RH das PME`s do Brasil em boas mãos.
Tiny ERP Com o Tiny você padroniza os processos, aumenta a eficiência da operação e gerencia os principais recursos do seu negócio.

Últimos podcasts

Continuar ouvindo
Hipster Ponto Tech

Hipster Ponto Tech

Papo de Gestão

Papo de Gestão

Like a Boss

Like a Boss

NerdCast

NerdCast

FodCast

FodCast

Do Zero ao Topo

Do Zero ao Topo

Sobre nós

Carreira

Falar com um Analista

Acompanhar nossas novidades