Pular para o conteúdo
0

Seu carrinho está vazio

Contabilidade

Como fazer a contabilidade de uma empresa

Como fazer a contabilidade de uma empresa

Fazer a contabilidade de uma empresa pode parecer difícil e complexo, por isso é sempre recomendado (e em alguns casos obrigatório) ter o auxílio de um contador profissional.

Ter uma contabilidade bem feita pode te ajudar a evitar pagar multas, economizar dinheiro e até te diferenciar no mercado.

Mas, além de contratar um contador de qualidade, confira alguns itens que podem te ajudar a manter sua contabilidade sempre organizada e eficiente.

  • Acompanhe todos os gastos e despesas da loja
  • Você precisa ter conhecimento de todos os valores que saem e entram na empresa, por isso guarde todas as notas fiscais e comprovantes bancários. É necessário que você tenha como comprovar as compras e vendas.

    Anote tudo para que nada passe sem que você perceba. Se for o caso, oriente sua equipe sobre a importância de realizar esse acompanhamento, e os instruam sobre como eles podem ajudar com essa parte.

  • Confira as informações semanalmente
  • Para manter o controle de tudo que é anotado, crie uma rotina e confira as movimentações financeiras da empresa toda semana, não espere chegar no fim do mês para verificar se tudo está correto.

    Com checklists e roteiros, fica mais fácil de controlar e averiguar as informações.

  • Atualize-se sobre contabilidade
  • Se você possui uma empresa, ou tem vontade de abrir uma, é importante que você saiba pelo menos o básico de contabilidade. Isso vai te ajudar muito a ter controle do financeiro de sua empresa e tomar decisões embasadas em suas análises.

    A área contábil passa por constantes modificações, por isso é importante que você se mantenha atualizado com as novidades. Confira nossos últimos posts sobre contabilidade em nosso blog.

    Como organizar as finanças da empresa?

    Alguns passos práticos para você colocar as finanças de sua empresa em ordem. Com organização e planejamento você evita multas, prejuízos e possíveis problemas.

  • Analise a situação atual
  • Confira como está a situação financeira dos últimos tempos em sua empresa, esse diagnóstico é importante para tomar certas decisões no futuro. Faça as seguintes perguntas:

    • Sua empresa está tendo lucro?
    • Tem alguma conta ou dívida atrasada ou em aberto?
    • Quais produtos/ serviços estão dando retorno?

    Saber essas informações vão te ajudar a propor soluções e se organizar para que os fatos negativos não ocorram novamente.

  • Separe suas finanças pessoais das profissionais
  • É um erro comum que pode ser prejudicial para ambos os lados. Deixe tudo separado, para que você possa identificar as necessidades e progressos de cada área financeira.

  • Utilize tecnologia
  • Investir em tecnologias pode ajudar muito em seu desenvolvimento e no de sua empresa. Já existem ferramentas para gestão financeira, de estoque, fluxo de caixa, orçamentos, entre outros.

    Se você gostaria de fazer tudo isso, mas sabe por onde começar, fique tranquilo que a Stegia pode te ajudar! Fale com nossos especialistas! 

    Gostou do conteúdo?

    Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre o assunto, estamos ansiosamente pelo seu feedback!

    Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços e outros conteúdos como esse em nosso Blog.

    Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e LinkedIn. Até a próxima! ♥.

    Continuar lendo

    O que é necessário para montar uma transportadora de sucesso?
    Como crescer minha empresa: Mudança de MEI para ME

    Deixar comentário

    Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

    Compartilhar

    Assinatura

    Compromisso flexível: contratos mensais, sem fidelização.

    Suporte

    Cobertura completa: atendimento remoto em todo o território nacional.

    Propósito

    Soluções sob medida: serviços personalizados para atender às necessidades únicas da sua empresa.