Como enviar a declaração do Imposto de Renda 2021 da forma correta?

Até o dia 31 de maio a Receita Federal espera receber cerca de 32 milhões de declarações de Imposto de Renda, e é importante enviar dentro do prazo para evitar ter que pagar multas e taxas extras. Se a declaração for enviada fora do prazo, será cobrado uma multa de no mínimo R$ 165,74, que será descontado na restituição. Caso a pessoa tenha que pagar o imposto, este valor poderá aumentar em até 20%. Confira se você precisa declarar o Imposto de Renda ou não.

Por isso é  muito importante que você envie sua declaração até a data limite e da maneira certa para evitar problemas. Para preencher e declarar seu Imposto de Renda 2021 acesse o Centro Virtual de Atendimento (eCAC) da Receita Federal.

Confira algumas dicas para enviá-la corretamente: 

  • Baixe o programa do gerador do imposto de renda: neste link é possível baixar o modelo da declaração, inserir todas as suas informações, dados e também consultar seu imposto de renda dos anos anteriores;
  • Junte os informes de rendimento ao empregador: os rendimentos incluem contribuições aos INSS, previdências privadas e planos de saúde corporativos;
  • Junte os informes de rendimento dos bancos: é o resumo de seus rendimentos recebidos ao longo do ano, rendimentos tributários à pessoas jurídicas, informações sobre posses e direitos, saldo na conta, aplicações, entre outros;
  • Junte os comprovantes de despesas médicas: não há limite para dedução dos gastos com saúde, mas todos devem ser comprovados. Os documentos devem conter o nome da instituição ou profissional responsável, seu CNPJ ou CPF, o endereço do estabelecimento, o serviço realizado, o nome completo do paciente e o valor.
  • Verifique as despesas com educação: incluem escolas, faculdades, cursos de pós-graduação ligados a você ou seus dependentes. Os documentos devem conter o nome e o CNPJ da instituição de ensino.
  • Guarde todos os comprovantes por até cinco anos: dessa forma você estará preparado para eventuais consultas da Receita Federal e se prevenirá de cair na ‘malha fina’,

Para evitar que falte qualquer informação ou dado necessário, conte com um contador profissional e ágil.

Fale com quem entende do assunto e Migre sua Contabilidade para Stegia.

Para entrar em contato diretamente com quem vai te ajudar a tirar todas as suas dúvidas, clique aqui.

Gostou do conteúdo?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre o assunto, estamos ansiosamente pelo seu feedback!

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços e outros conteúdos como esse em nosso Blog.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e LinkedIn. Até a próxima! ♥.

Imposto de renda

Serviços em destaque

Shopify Uma plataforma com todos os recursos de e-commerce e pontos de venda necessários para você começar, gerenciar e expandir o seu negócio.
Sólides Recrutamento & Seleção, Desenvolvimento & Produtividade, Engajamento & Performance, Retenção e Uso Inteligente de Dados. O RH das PME`s do Brasil em boas mãos.
Tiny ERP Com o Tiny você padroniza os processos, aumenta a eficiência da operação e gerencia os principais recursos do seu negócio.

Últimos podcasts

Continuar ouvindo
Hipster Ponto Tech

Hipster Ponto Tech

Papo de Gestão

Papo de Gestão

Like a Boss

Like a Boss

NerdCast

NerdCast

FodCast

FodCast

Do Zero ao Topo

Do Zero ao Topo

Sobre nós

Carreira

Falar com um Analista

Acompanhar nossas novidades